Entre tantas notícias sobre novas tecnologias que só estarão nas ruas em 10 ou 20 anos, a Honda mostrou uma que pode aparecer em um curto espaço de tempo. O "Honda Riding Assist" é um estudo quase pronto para a produção de um sistema feito para equilibrar a moto em suas duas rodas, andando em baixas velocidades ou parada.

Leia também:

Ela não usa giroscópios. Isso surpreende. São três motores elétricos que trabalham em conjunto para manter o equilíbrio, alterando a distância entre-eixos, girando o guidão para os lados (como se faz manualmente) e o terceiro atua na roda dianteira, para movimentar a moto de forma autônoma. Para entender melhor, veja o vídeo acima. 

 

Honda_Riding_Assist

 

Ou seja, ela é capaz de se locomover em baixas velocidades sem o piloto. Mais que isso, o sistema é um importante aliado para os pilotos novatos, que têm a dificuldade de manter o equilíbrio em baixas velocidades (ele funciona abaixo dos 4,8 km/h). Outra utilidade é diminuir a altura da moto para os mais baixos. 

Como se trata de uma tecnologia "simples", é totalmente possível a sua aplicação nos modelos atuais e futuros sem grandes mudanças estruturais. Ao menos esperamos que sim, já que evitaria muitos pequenos acidentes que ocorrem todos os dias nas ruas.

Foto e vídeo: divulgação

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com