Conheça Henrik Christensen, um famoso roboticista dinamarquês e professor de ciência da computação. Em fevereiro, ele se encontrará com os melhores cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, para discutir os desafios da robótica e automação, assim como a mobilidade autônoma e como torná-la segura.

Em uma recente entrevista para o "The San Diego Union-Tribune", Christensen revelou sua previsão para o futuro da indústria automotiva. Com a apresentação do protótipo do BMW Série 5 autônomo no Consumer Electronics Show, o engenheiro revelou que os carros autônomos estão apenas a 10 ou 15 anos de se tornarem parte das nossas vidas.

"Acredito que as crianças nascidas nos dias de hoje nunca dirigirão um carro", disse Christensen. "Carros autônomos, sem motoristas, estão de 10 a 15 anos próximos de nós. Todas as fabricantes - Daimler, GM, Ford - estão dizendo que, em cinco anos, eles terão carros autônomos nas ruas."

Quando perguntado como se sente sobre a futura geração não guiar em um mundo repleto de carros, ele admitiu que gosta de dirigir, mas que isso exige muito tempo. "Adoro dirigir meu carro, mas a questão é quanto tempo as pessoas perdem no trânsito, sem fazer nada mais. A maioria das pessoas de San Diego provavelmente perde uma hora se deslocando. Se fossem mais produtivos, seria muito bom. Com os carros autônomos, sem motoristas, podemos duplicar a quantidade de carros nas ruas, e fazer isso sem mudanças na infraestrutura."

Rinspeed Oasis concept
Rinspeed Oasis concept

Mas o que faremos se precisarmos de mais garagens? "Não serão necessárias garagens em San Diego. Em teoria, você irá sair do carro e dizer 'Me busque às 4 da tarde'. No longo prazo - estamos falando de 20 anos para frente - você não precisará ter um carro. Ele será um serviço."

Você concorda com o Professor Christensen ou sua teoria é muito extrema?

Nota: Nas fotos, o conceito Rinspeed Oasis.

Veja no link abaixo a entrevista completa, em inglês.

Fonte: Gulf Times

Galeria: The Rinspeed Oasis concept has a garden inside

Envie seu flagra! flagra@motor1.com