Mais uma das vertentes do novo plano estratégico da Volkswagen para 2025, a tecnologia de carros autônomos e inteligentes ganha mais um reforço de peso. A Audi anunciou nesta quinta-feira (5) a cooperação com a empresa NVIDIA, mostrando um carro conceito com aplicações de inteligência artificial e preparado para a condução autônoma, previsto para chegar às ruas até 2020.

Leia também:

O anúncio foi feito durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, onde a marca premium afirmou que vai aplicar a tecnologia autônoma "nível 3" chamada de "Traffic Jam Pilot" e que pode ser empregada em situações de trânsito abaixo de 56 km/h, assumindo o controle total do veículo.

Johann Jungwirth, chefe da divisão digital do grupo Volkswagen, disse: "A Volkswagen está integrando tecnologias NVIDIA, como a Plataforma de Computação DRIVE AI Car, o NVIDIA Driveworks Software, bem como o NVIDIA DGX-1 AI Super Computer, para desenvolver um cockpit baseado em inteligência artificial para oferecer a melhor experiência de usuário do mundo".

Chamada de Al-Cockpit, a nova experiência de condução está sendo desenvolvida no Volkswagen Group Future Center CaliforniaO sistema vai promover a interação do usuário, com uma redução drástica de comandos, e é baseado em um assistente digital inteligente com auto-aprendizado, que antecipa as necessidades do usuário, com base na situação, contexto, localização e dados inteligentes adicionais.

Jungwirth completou: "Com o Future Center California, a Volkswagen está progredindo em direção a seu objetivo de ser um provedor líder de mobilidade sustentável até 2025. A inteligência artificial vai desempenhar um papel vital na forma como a empresa amplia rapidamente suas soluções digitais e de conectividade".

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com