Em um futuro próximo, os carros conversarão entre si e com outros serviços, como postos de combustível e equipes de socorro. Para funcionar conforme a necessidade, o Grupo PSA (formado por Peugeot, Citroën e DS) fez uma parceria com a empresa de telefonia Ericsson e a operadora Orange. 

Uma pistas de testes está coberta totalmente com a rede 5G de internet (uma evolução do 4G) e, por ela, rodam carros que já utilizam o software de comunicação para testar a amplitude deste sinal e a sua qualidade em diversas situações. Chamado de ITS (Intelligent Transport System), ele atuará comunicando veículos que vem logo atrás de, por exemplo, algum acidente ou problema na via e até mesmo a aproximação de uma ambulância, já alertando os demais motoristas para abrirem passagem. 

Cada uma das empresas atua em sua área de inteligência. A Ericsson fornece as antenas e sistemas para a comunicação, enquanto a Orange colabora com a rede e software para os carros. O Grupo PSA analisa e coloca em prática as possíveis situações e necessidades para o ambiente de "vida real". Em 2017, os testes passarão para as ruas e estradas.

Foto: arquivo Motor1

Envie seu flagra! flagra@motor1.com