Nacional desde maio de 2016, o Audi Q3 se prepara para ganhar uma nova geração em 2018. Mas o que ninguém sabia, ainda que desconfiasse, é que o SUV médio teria uma versão totalmente elétrica. E não só ela: uma versão híbrida também estaria a caminho, segundo a revista britânica Auto Express.

Construída sobre a plataforma modular MQB, a próxima geração aproveitará o conjunto de motores e baterias do e-Golf para se tornar totalmente verde. O que se encaixa perfeitamente no novo plano estratégico do Grupo Volkswagen, com meta de vender 1 milhão de carros eletrificados por ano até 2025.

Além das novas versões de motorização, a plataforma MQB permitirá ao Q3 redução de peso, mais espaço interno e melhoria no comportamento dinâmico e na segurança. A versão híbrida deve usar o novo motor 1.5 TFSI associado a um motor elétrico. A revista britânica fala no 1.4, mas, como ele será substituído pelo 1.5, não vemos por que a Audi manteria o 1.4 na linha só para a versão híbrida.

 

Audi Q3 BR

 

O restante da gama será composta pelos motores 1.5 e 2.0 TSI a gasolina, além das unidades diesel, onipresentes na Europa. No topo da gama, o modelo RS Q3 deve vir equipado com o motor de 5 cilindros turbo associado ao câmbio de dupla embreagem e 7 marchas, com sistema de tração Quattro. 

 

2017 Audi Q3

 

Em termos de visual, não espere por mudanças radicais. Será algo mais evolucionário, semelhante ao que vimos no recém-lançado Q5, por exemplo. O interior deve receber o famoso Virtual Cockpit, com um novo painel configurável e o console central dotado do mais recente sistema de entretenimento da marca.

Líder de vendas do segmento no Brasil, o Q3 viu suas vendas caírem consideravelmente em comparação com o acumulado do ano passado. Enfrentando rivais como o BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, o SUV compacto da Audi tem preço inicial de R$ 142.990 na versão de entrada, ainda com o motor 1.4 TFSI de 150 cv. 

Fotos: divulgação/Automedia 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com