Inaugurada em abril de 2014, a unidade de motores da Ford na fábrica de Camaçari (BA) completa a marca de 200 mil propulsores produzidos. É de lá que sai o motor 1.0 Flex TiVCT de 3 cilindros e 12 válvulas que equipa o Ka e o Ka+. 

“A fábrica já nasceu dentro dos conceitos mais modernos de produção e desde então vem aperfeiçoando constantemente seus processos, com índices cada vez melhores de qualidade, eficiência, custos e sustentabilidade”, diz João Paulo Câmara, gerente da Fábrica de Motores da Ford em Camaçari. “Os indicadores de garantia e satisfação do cliente confirmam essa evolução.”

 

Ford Ka 1.5

 

Com tamanho compacto, potência de 85/80 cv e Selo de Eficiência Energética do CONPET, o motor 1.0 do Ka é um dos melhores da categoria no que diz respeito ao desempenho e economia de combustível. 

A fábrica de motores de Camaçari é uma das mais modernas da Ford no mundo, realizando o ciclo completo de produção, desde o bloco e o cabeçote usinados até a montagem final. Conta com 10 robôs e 14 carregadores automáticos de peças, além de 34 centros de usinagem e máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes.

A linha de montagem tem estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores. Todos os equipamentos são conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento para o monitoramento online da qualidade de produção e manutenção dos equipamentos. Por fim, a unidade foi reconhecida como a melhor unidade de motores da Ford no mundo em economia de água. 

Galeria: Ford Motores Camaçari

Envie seu flagra! flagra@motor1.com