O Chevrolet Corvette está prestes a receber um novo motor V8 6.2, de acordo com um documento do departamento de serviços da GM. O arquivo traz informações sobre códigos internos que serão usados pelos carros de modelo 2018 e há uma seção chamada "motores para carros de passageiros GMNA", onde por último aparece "ENGINE GAS 8 CYL, 6.2L, SIDI, DOHC, VVT, ALUM, GM."

Ele tinha o código "Y", o que significa, no vocabulário interno da GM, que ele será usado exclusivamente no Corvette. Outra parte do documento revelou que o motor tem o código interno "LT5". Isso não é uma grande surpresa, levando em conta que há alguns meses a GM registrou a marca LT5 no Escritório de Patentes dos Estados Unidos. 

Mid-engined Chevy Corvette spy photo
Mid-engined Chevy Corvette spy photo

A pergunta de US$ 1 milhão é: qual Corvette será abençoado com o novo V8? Há duas possíveis respostas: o topo de linha da atual geração C7, o ZR1, ou o novo C8, que pode ter motor central, como Zora Arkus-Duntov, considerado o pai do esportivo americano, queria desde o início. As fotos de segredo acima confirmam que a GM trabalha nisso. O motor com comando no cabeçote facilitaria a manutenção. O Corvette tradicionalmente usa unidades V8 com comando por varetas. A única exceção foi o Corvette C4 ZR1 de 1990, equipado com um V8 5.7 com duplo comando no cabeçote. Adivinha como ele se chamava? Pois é: LT5.

Não podemos excluir a possibilidade de ver o LT5 tanto no Corvette de motor central quanto no ZR1 do C7. Ainda mais levando em conta que o atual Corvette poderá conviver por alguns anos com o futuro. Ou que eles terão vidas paralelas, com o Corvette tradicional à venda lado a lado com o de motor central, certamente mais caro. Com o rumor de que o Corvette de motor central teria câmbio de dupla embreagem de sete marchas, parece que o Corvette ZR1 2018 terá o LT5 primeiro.

Se o novo LT5 achar seu lugar no cofre dos atuais C7, significa que ele terá mais potência que os atuais 650 cv do V8 6.2 Supercharger LT4 do Z06. Há boatos de que o ZR1 terá mais de 700 cv. 

A resposta para o destino do LT5 deverá aparecer nos próximos meses, com o lançamento do Corvette ZR1, em 2017. Há quem diga que ele aparecerá no Salão de Detroit, mas a Chevrolet não confirma, então teremos que esperar para ver o que acontecerá.

Fonte: TheDrive

Galeria: 2018 Chevy Corvette ZR1 spy photos

Envie seu flagra! flagra@motor1.com