Todo fim de ano é a mesma coisa: hora de relembrar o que passou e esperar por um ano seguinte ainda melhor. Pois, se 2016 não vai deixar saudades pela economia, o que não faltou foram lançamentos de carros interessantes no Brasil. A gente resolveu discutir quais deles foram os mais legais que passaram aqui na redação, e o resultado está na lista a seguir: 

 

Golf 1.0 TSI movimento

 

Golf 1.0 TSI - Unanimidade, o primeiro hatch médio com motor 1.0 do Brasil conquistou nossos avaliadores. Ele aproveita o motor TSI do up!, porém com mais potência e torque (125 cv e 20,4 kgfm), aliado a um câmbio manual de seis marchas. O resultado é um desempenho muito bom e consumo de carro popular - tudo isso com a dirigibilidade e o acabamento do Golf. Só falta mesmo um câmbio automático como opcional. 

 

Os 10 carros mais legais de 2016

 

BMW M2 - O caçula dos BMW Motorsports é também o mais divertido deles. Tudo porque ele aproveita muitas partes do chassi do M3 num carro menor e mais leve, com entre-eixos mais curto e um motor 6 cilindros turbinado de 370 cv. Uma verdadeira máquina de drift!

 

 

Toyota Prius - Como assim? Um híbrido na lista dos mais legais? Sim, o novo Prius pode ter design esquisitão, mas seu silêncio, conforto de rodagem e baixíssimo consumo o deixam altamente desejável. Isso sem falar que, na hora de acelerar, são dois motores (um 1.8 a gasolina e um elétrico) a te puxar. Mas o melhor é fazer mais de 25 km/l na cidade!

 

Volta rápida: Porsche 911 entra de vez na era turbo - e sem lag!

 

Porsche 911 - O mítico esportivo alemão passou por mais uma mudança delicada em sua longínqua carreira: abandonou os motores aspirados em toda a gama, trocando-os por unidades turbinadas de menor litragem. Mas os puristas podem respirar aliviados, pois o "flat-6" continua a falar bonito. Com muito torque em baixas rotações, o 911 está mais feroz desde a versão de entrada, a Carrera - que ainda deixou o 911 mais barato aqui no Brasil, pois antes ele só chegava a partir do Carrera S.

 

Comparativo Jaguar F-Pace x Porsche Macan

 

Jaguar F-Pace - A Jaguar demorou a entrar no terreno dos SUVs. Mas, quando o fez, juntou a expertise da marca irmã Land Rover à esportividade dos felinos ingleses para criar o belíssimo F-Pace. Na versão topo de linha que testamos, a V6 Supercharger, ele tem o rugido mais bonito do mundo SUV e ainda faz trilha praticamente sozinho com o modo autônomo de controle da aceleração e dos freios em baixa velocidade.

 

Picapes mais vendidas: Toro deixa rivais comendo poeira e Saveiro despenca em outubro

 

Fiat Toro Volcano - A Toro mudou o que as pessoas esperavam de um Fiat. Tudo graças ao belo casamento com a Chrysler, que gerou uma plataforma monobloco robusta e moderna para ser usada por Jeep (Renegade e Compass) e Fiat (Toro). Assim, a picape agradou em cheio com motorzão 2.0 turbodiesel, tração 4X4 e dirigibilidade muito acima da média das picapes com chassi de longarinas. Sem falar no design arrojado e na praticidade do "porta-malas" gigante.

 

Os 10 carros mais legais de 2016

 

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost - O motor mais premiado da Ford mundo afora finalmente chegou ao Brasil sob o capô do Fiesta. E o motivo de tanta premiação ficou claro logo no primeiro teste: qual outro carro à venda no Brasil acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e ainda faz 20 km/l na estrada? E isso com a comodidade do câmbio automático - na verdade o Powershift de dupla embreagem, que também faz sua melhor participação neste carro. Pena a Ford ter restrito este pequeno grande motor somente à versão topo de linha...

 

Jeep Compass x Honda Civic

 

Jeep Compass 2.0 Flex - É natural olhar para a versão topo de linha de um carro novo. No caso do Compass de segunda geração, porém, é a versão de entrada que mais nos chamou a atenção: equipado com motor 2.0 Tigershark, o SUV conquista pelo equilíbrio. O motor conversa com o câmbio, que conversa com a direção, que conversa com a suspensão... E ele ainda é bonito, bem construído, bem acabado e espaçoso. Ah, e tem preço de briga!

 

Os 10 carros mais legais de 2016

 

Honda Civic Touring - A décima geração do Civic chegou para revolucionar, do design arrojado ao comportamento esportivo. A suspensão com buchas hidráulicas, a direção com relação variável, o retrovisor externo com câmera e, claro, o motor 1.5 turbo de 173 cv fazem parte do que apreciamos neste carro. Mesmo usando um câmbio CVT, o Civic turbo se revelou um canhão em nossos testes. Lamentamos apenas que a Honda tenha deixado este propulsor reservado à versão mais cara, que tem preço de Fusion. Mas isso deve mudar num futuro não muito distante.

 

 

Peugeot 208 1.2 - Mesmo caso do Compass. O 208 foi renovado este ano e quem deveria brilhar era o esportivo GT 1.6 turbo. Mas é a nova versão de entrada com o motor 1.2 de 3 cilindros que reivindica o protagonismo, com uma dirigibilidade marcante e consumo baixo - tanto que foi lançado como o carro mais econômico do Brasil na época, pelos dados do Inmetro.  

Fotos: Arquivo Motor1 BR e Divulgação      

 

Galeria: Os 10 carros mais legais de 2016

Envie seu flagra! flagra@motor1.com