Motorista da empresa britânica greentomatocars, Theo Ellis foi o primeiro do mundo a rodar 25 mil milhas com um exemplar do Toyota Mirai. Aposta da marca para o mercado de veículos movidos a pilha de combustível, o sedã de porte médio percorreu toda essa distância basicamente apenas em Londres, com a vantagem de emitir pelo escapamento unicamente vapor de água.

Ellis ficou famoso na internet depois de criar uma conta no Twitter, onde até hoje troca experiências e dá detalhes sobre o funcionamento do carro. Além disso, posta fotos com os passageiros ilustres que já transportou, incluindo a atriz norte-americana Pamela Anderson e o prefeito de Londres, Sadiq Khan.

Mirai, futuro em japonês

Conforme explica a Toyota, o funcionamento do Mirai é parecido com o de híbridos do tipo plugin, só que com tanques de hidrogênio de alta pressão. Esse hidrogênio é convertido em eletricidade por meio da pilha de combustível, que realiza uma operação reversa à da eletrólise, que é a decomposição das moléculas de água em hidrogênio e oxigênio com a ajuda de eletricidade. Em outras palavras, a pilha gera eletricidade juntando hidrogênio e oxigênio. O resultado dessa reação é apenas água, expelida por uma válvula na parte inferior (semelhante a um escapamento).

A energia gerada por este processo é direcionada a um conversor de tensão, que tanto alimenta uma bateria quanto impulsiona o motor do carro.

Leia também:

    Fotos: divulgação

    Galeria: Toyota Mirai 25 mil milhas

    Envie seu flagra! flagra@motor1.com