No especial de mercado anterior (“O que os brasileiros estão comprando”), destacamos segmentos que têm sofrido com a retração do mercado brasileiro. Veículos mais baratos, normalmente suscetíveis às restrições de crédito impostas em momentos de crise, têm sido os mais afetados. Mas, e entre os modelos (muito) caros? A situação é um pouco diferente... Dos 10 mais vendidos até o mês passado, nada menos do que 8 – incluindo os 5 primeiros colocados – foram SUVs/crossovers.

Apenas uma picape e um esportivo apareceram como intrusos diante deste domínio avassalador. Surpreendentemente, nenhum sedã foi capaz de seduzir consumidores suficientes para figurar entre os líderes. Modelo mais bem colocado da categoria, o Mercedes Classe E foi apenas o 12º, com 219 unidades. Confira agora o top 10 na preferência de (ricos) brasileiros que se dispuseram a pagar mais de R$ 250 mil por um carro zero km entre janeiro e novembro.

  1. Range Rover Sport (R$ 369.633 a R$ 1.065.400)

A variante esportiva do top de linha da Land Rover imperou entre os brasileiros de maior poder aquisitivo nos 11 primeiros meses do ano. Embora perdendo mais de 1/3 de seus compradores em relação ao mesmo período de 2015, o Range Rover Sport assegurou quase 100 unidades de vantagem em relação ao segundo colocado.

 

Range Rover Sport 2016

 

Em 2016: 648
Em 2015: 1.013
Variação: - 36,03%


  1. BMW X4 (R$ 299.150 a R$ 348.550)

Atrás apenas do X1 nas vendas de SUVs/crossovers da BMW no país, o agora nacional X4 conquistou a preferência de 637 consumidores, o que rendeu uma média mensal de quase 60 unidades – número, no entanto, 27% inferior ao do ano passado.

 

BMW X4 2016

 

Em 2016: 637
Em 2015: 872
Variação: -26,95%


  1. Mercedes-Benz GLE (R$ 337.600 a R$ 668.500)

Nova nomenclatura, vendas em alta: o GLE, substituto da linha ML, emplacou quase 600 unidades e foi o único modelo do top 5 a crescer em relação ao ano passado (+22%). A versão coupé, grande rival do BMW X6, contribuiu decisivamente para o bom resultado que garantiu ao Mercedes a presença no pódio.

 

Mercedes GLE Coupe 2016

 

Em 2016: 596
Em 2015: 488
Variação: +22,13%


  1. BMW X5 (R$ 321.096 a R$ 521.441)

Mesmo perdendo quase 42% de suas vendas em um ano, o X5 ultrapassou as 500 unidades emplacadas e garantiu a quarta posição, superando um tradicionalmente forte rival britânico.

 

BMW X5 2016

 

Em 2016: 510
Em 2015: 876
Variação: -41,78%


  1. Land Rover Discovery 4 (R$ 323.248 a R$ 379.471)

Em seu último ano de mercado com a carroceria atual – a nova geração está chegando ao mercado nacional no primeiro semestre de 2017 -, o Discovery 4 recuou quase 54%. Ainda assim, foram quase 500 consumidores conquistados pela imagem de sofisticação e robustez do modelo.

 

Land Rover Discovery 2015

 

Em 2016: 472
Em 2015: 1.018
Variação: -53,63%


  1. RAM 2500 (R$ 259.900)

Eis a grande surpresa da lista. Maior picape à venda no mercado nacional, a norte-americana RAM 2500 quintuplicou as vendas do ano anterior, mesmo custando R$ 260 mil – valor suficiente, por exemplo, para levar para casa uma Toyota Hilux SR Diesel automática (R$ 153.850), uma Fiat Toro Freedom 2.4 (R$ 98.730) e ainda ficar com um bom troco para pagar as principais taxas.

 

Dodge RAM 1500

 

Em 2016: 428
Em 2015: 83
Variação: +415,66%


  1. Chevrolet Camaro (R$ 296.612)

Único esportivo do ranking, o icônico norte-americano, agora em nova geração, avançou 8% sobre o ano passado e superou a barreira das 400 unidades. Continua favorito para manter a liderança do segmento em 2017, mesmo custando cerca de R$ 100 mil a mais do que nos seus primeiros meses de mercado no Brasil.

 

Chevrolet Camaro Fifty

 

Em 2016: 418
Em 2015: 387 V
ariação: +8,01%


  1. Volvo XC90 (R$ 291.366 a R$ 419.950)

Uma verdadeira revolução sueca. De modelo apagado na geração anterior, o novo XC90 passou a ser um dos principais objetos de desejo entre os SUVs mais sofisticados. Resultado prático: vendas mais do que triplicadas nos últimos 12 meses e um outrora impensado lugar no top 10.

 

Volvo XC90 diesel

 

Em 2016: 399
Em 2015: 127
Variação: +214,17%


  1. BMW X6 (R$ 416.861 a R$ 609.616)

Modelo que inaugurou a onda dos chamados “SUVs coupés” entre as marcas de luxo, o veterano X6 ainda mantêm charme suficiente para fazer com que quase 400 consumidores se disponham a pagar mais de R$ 400 mil por uma unidade. Mas a queda de quase 30% sobre 2015 mostra que a concorrência está cada vez mais forte.

 

BMW X6 M 2016

 

Em 2016: 376
Em 2015: 529
Variação: -28,92%


  1. Porsche Cayenne (R$ 382.655 a R$ 917.560)

Primeiro SUV da história da Porsche, o Cayenne foi o campeão de vendas da marca no período. E com um detalhe: as 305 unidades representaram uma evolução de quase 41% no período, mesmo com a chegada do irmão menor Macan. Nada mal diante de um mercado em retração superior a 20% e para um carro que pode custar mais de R$ 900 mil.

 

Salão do Automóvel: Porsche Cayenne estreia versão híbrida no Brasil por R$ 432 mil

 

Em 2016: 305
Em 2015: 217
Variação: +40,55%


Confira a tabela de vendas abaixo:

 

POS. MODELO CATEGORIA TOTAL 2016 TOTAL 2015 % VARIAÇÃO 16/15
RANGE ROVER SPORT SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II 648 1013 -36,03%
BMW X4 SUVS/CROSSOVERS PREMIUM I 637 872 -26,95%
MERCEDES-BENZ ML / GLE SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II 596 488 22,13%
BMW X5 SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II 510 876 -41,78%
LAND ROVER DISCOVERY 4 SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II 472 1018 -53,63%
RAM 2500 PICAPES GRANDES 428 83 415,66%
CHEVROLET CAMARO ESPORTIVOS 418 387 8,01%
VOLVO XC90 SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II 399 127 214,17%
BMW X6 SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II 376 529 -28,92%
10º PORSCHE CAYENNE SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II 305 217 40,55%
 
Observação: Os valores de referência mínimos e máximos de cada modelo foram obtidos por meio da tabela FIPE de dezembro/16, sempre para versões 0 km.

Fontes: Fenabrave / FIPE
Envie seu flagra! flagra@motor1.com