De acordo com nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida em todo o país, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá novo layout a partir de janeiro de 2017. A mudança só vale para as renovações ou habilitações novas. Quem estiver com a CNH atual pode portar o documento normalmente até a data de vencimento.

Com o objetivo de se tornar mais seguro e menos vulnerável a falsificações, o documento recebe diversas modificações. A tarja que fica acima da foto, no topo, passará a ser na cor preta e terá ainda o mapa do Estado responsável pela emissão. 

Outro detalhe é que o mapa da Brasil agora é impresso com tinta especial, além do fundo do documento, que ganha um tom mais amarelado e elementos gráficos como números, que podem ser vistos sob luz ultravioleta. A habilitação também incorpora brasões da República que só podem ser vistos sob luz negra. 

Na parte inferior, ainda há microletras e uma holografia com a sigla CNH repetida várias vezes, bem como um código numérico, que possibilitará aos agentes de trânsito validar a carteira por meio de um aplicativo.

Foto: divulgação

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com