O mercado brasileiro vive um momento de retração, com o acumulado de veículos novos até novembro (1.787.362) em queda de quase 21% sobre o mesmo período de 2015.

Neste cenário, com todos os segmentos em baixa, quem perdeu menos? E quem está em “maus lençóis”? Confira agora a situação de alguns deles nos onze primeiros meses de 2016.

 

SUVs/crossovers

Qualquer brasileiro minimamente informado sobre o que acontece em nosso mercado sabe bem: o momento é dos SUVs/crossovers. Todas as grandes montadoras já têm ou estão prestes a lançar modelos no segmento mais promissor da atualidade.

Entre janeiro e novembro, os consumidores compraram 265.931 unidades, o que representa 14,9% de tudo o que as marcas venderam no período (1.787.362). Num cenário em que o mercado registrou retração de quase 21% sobre 2015, os SUVs/crossovers perderam apenas 4,33%.

A Honda, por exemplo, viu o HR-V assumir a liderança de vendas na marca no país em pouco menos de dois anos. Lançado no 1º trimestre do ano passado, o modelo já emplacou 102.601 unidades desde então, pouco menos do que as 116.854 unidades somadas do Fit (67.677) e do Civic (49.177), seus outros dois modelos mais importantes por aqui.

Com fábrica inaugurada em Goiana (PE), a Jeep conquistou uma participação de mercado jamais imaginada antes do lançamento do Renegade, no primeiro semestre de 2015. Com 86.777 unidades, o modelo deixou claro para a marca norte-americana o potencial do segmento no país.

O mais recente resultado desta ofensiva da Jeep veio com o lançamento do Compass. Já em seu primeiro mês de mercado – começou a ser vendido no último dia 5 de novembro -, o modelo emplacou 2.539 unidades e, de cara, já passou a figurar entre os 20 mais vendidos no ranking geral.

Até mesmo a Peugeot, que não vive um bom momento comercial no país, viu o 2008 se transformar em seu campeão de vendas neste ano, com 9.607 unidades – alta de quase 80% na comparação com os onze primeiros meses do ano passado.

 

SUVs / Crossovers

POS.

MODELO

CATEGORIA

2016

2015

% Variação

HONDA HR-V

CLASSE I

51446

44618

15,30%

JEEP RENEGADE

CLASSE I

47590

32232

47,65%

FORD ECOSPORT

CLASSE I

25839

31427

-17,78%

RENAULT DUSTER

CLASSE I

22931

31464

-27,12%

HYUNDAI TUCSON

CLASSE I

11035

10280

7,34%

TOYOTA HILUX SW4

CLASSE III

10502

8255

27,22%

HYUNDAI IX35

CLASSE II

9734

13583

-28,34%

PEUGEOT 2008

CLASSE I

9607

5368

78,97%

NISSAN KICKS

CLASSE I

8056

0

-

10º

CHEVROLET TRACKER

CLASSE I

7758

9568

-18,92%

11º

MITSUBISHI OUTLANDER

CLASSE II

4427

7408

-40,24%

12º

MITSUBISHI ASX

CLASSE II

4373

9017

-51,50%

13º

KIA SPORTAGE

CLASSE II

4001

6126

-34,69%

14º

AUDI Q3 / RSQ3

CLASSE I PREMIUM

3767

5323

-29,23%

15º

LAND ROVER DISCOVERY SPORT

CLASSE I PREMIUM

3117

2016

54,61%

16º

BMW X1

CLASSE I PREMIUM

3090

2582

19,67%

17º

MERCEDES-BENZ GLA

CLASSE I PREMIUM

2937

4261

-31,07%

18º

JEEP COMPASS

CLASSE II

2891

260

1011,92%

19º

MITSUBISHI PAJERO

CLASSE III

2361

4875

-51,57%

20º

VOLVO XC60

CLASSE I PREMIUM

1915

2331

-17,85%

21º

LIFAN X60

CLASSE I

1860

2730

-31,87%

22º

LAND ROVER EVOQUE

CLASSE I PREMIUM

1800

3669

-50,94%

23º

HONDA CR-V

CLASSE II

1783

1701

4,82%

24º

CHEVROLET TRAIL BLAZER

CLASSE III

1531

1618

-5,38%

25º

SUZUKI JIMNY

CLASSE I

1365

2056

-33,61%

26º

TROLLER T4

CLASSE I

1300

1869

-30,44%

27º

HYUNDAI SANTA FE

CLASSE III

1156

2437

-52,56%

28º

CHEVROLET CAPTIVA

CLASSE II

1076

1145

-6,03%

29º

TOYOTA RAV4

CLASSE II

1046

4884

-78,58%

30º

VW TIGUAN

CLASSE I PREMIUM

922

1755

-47,46%

31º

SUZUKI S-CROSS

CLASSE I

906

595

52,27%

32º

SUZUKI GVITARA

CLASSE II

759

1953

-61,14%

33º

JAC T5

CLASSE I

747

0

-

34º

KIA SORENTO

CLASSE III

724

1817

-60,15%

35º

LAND ROVER RANGE ROVER

CLASSE II PREMIUM

721

1000

-27,90%

36º

DODGE JOURNEY

CLASSE II

662

1801

-63,24%

37º

SUBARU FORESTER

CLASSE II

653

1052

-37,93%

38º

FIAT FREEMONT

CLASSE II

651

1365

-52,31%

39º

BMW X4

CLASSE I PREMIUM

637

773

-17,59%

40º

MERCEDES-BENZ GLE

CLASSE II PREMIUM

588

0

-

41º

MERCEDES-BENZ GLC

CLASSE I PREMIUM

530

0

-

42º

BMW X5

CLASSE II PREMIUM

508

759

-33,07%

43º

BMW X3

CLASSE I PREMIUM

481

658

-26,90%

44º

LAND ROVER DISCOVERY 4

CLASSE II PREMIUM

472

978

-51,74%

45º

JAC T6

CLASSE II

422

996

-57,63%

46º

JEEP GRAND CHEROKEE

CLASSE III

419

1690

-75,21%

47º

VOLVO XC90

CLASSE II PREMIUM

399

104

283,65%

48º

BMW X6

CLASSE II PREMIUM

376

440

-14,55%

49º

AUDI Q5 / SQ5

CLASSE II PREMIUM

373

497

-24,95%

50º

KIA SOUL

CLASSE I

340

477

-28,72%

51º

MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN

CLASSE I PREMIUM

332

316

5,06%

52º

SUBARU XV

CLASSE II

326

1

32500,00%

53º

CHERY TIGGO

CLASSE I

324

1057

-69,35%

54º

PORSCHE CAYENNE

CLASSE II PREMIUM

305

173

76,30%

55º

PORSCHE MACAN

CLASSE II PREMIUM

301

314

-4,14%

56º

JEEP CHEROKEE

CLASSE II

269

257

4,67%

57º

LEXUS NX200t

CLASSE I PREMIUM

248

186

33,33%

58º

FORD EDGE

CLASSE I PREMIUM

218

1007

-78,35%

59º

AUDI Q7

CLASSE II PREMIUM

157

80

96,25%

60º

PEUGEOT 3008

CLASSE II

150

478

-68,62%

61º

JAGUAR F-PACE

CLASSE II PREMIUM

144

0

-

62º

JEEP WRANGLER

CLASSE II

131

260

-49,62%

63º

SUBARU OUTBACK

CLASSE II

120

0

-

64º

VW TOUAREG

CLASSE II PREMIUM

109

174

-37,36%

65º

CITROËN DS5

CLASSE I PREMIUM

69

175

-60,57%

66º

DODGE DURANGO

CLASSE III

33

97

-65,98%

67º

KIA MOHAVE

CLASSE III

33

23

43,48%

68º

LEXUS RX350

CLASSE II PREMIUM

33

26

26,92%

69º

MERCEDES-BENZ CLASSE GL

CLASSE II PREMIUM

14

0

-

70º

LAND ROVER DEFENDER

CLASSE II

8

3

166,67%

71º

MERCEDES-BENZ CLASSE M

CLASSE II PREMIUM

8

476

-98,32%

72º

SSANGYONG ACTYON

CLASSE II

4

2

100,00%

73º

SSANGYONG KORANDO

CLASSE II

4

59

-93,22%

74º

SSANGYONG KYRON

CLASSE III

2

65

-96,92%

75º

SSANGYONG REXTON

CLASSE III

2

23

-91,30%

76º

MERCEDES-BENZ GLK

CLASSE I PREMIUM

2

516

-99,61%

77º

FORD EXPLORER

CLASSE III

1

6

-83,33%

78º

SUZUKI SX4

CLASSE I

0

93

-100,00%

79º

LAND ROVER FREELANDER

CLASSE I PREMIUM

0

277

-100,00%

80º

MERCEDES-BENZ CLASSE G

CLASSE II PREMIUM

0

0

-

     

265931

277957

-4,33%

 

Picapes

A queda nas vendas de picapes, de 14,3%, só não foi maior por conta dos dois modelos mais recentes do segmento. Juntas, Fiat Toro (36.001) e Renault Duster Oroch (12.939) responderam por mais de 20% de tudo o que foi vendido até novembro (238.069).

Líderes no ano passado, tanto Fiat Strada quanto VW Saveiro amargaram quedas superiores a 41% - a segunda foi ainda mais prejudicada, em função da paralisação das fábricas da marca alemã por algumas semanas.

Com nova geração lançada durante o ano, a Toyota Hilux foi a única entre as líderes a avançar no período (+4,5%), abrindo boa vantagem sobre a Chevrolet S10, cujas vendas caíram mais do que a média do segmento.

 

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

CATEGORIA

2016

2015

% Variação

FIAT STRADA

PEQUENAS

54474

93115

-41,50%

FIAT TORO

MÉDIAS/GRANDES

36001

0

-

VW SAVEIRO

PEQUENAS

31688

53756

-41,05%

TOYOTA HILUX

MÉDIAS/GRANDES

30747

29421

4,51%

CHEVROLET S10

MÉDIAS/GRANDES

23850

30246

-21,15%

FORD RANGER

MÉDIAS/GRANDES

14119

15618

-9,60%

RENAULT OROCH

MÉDIAS/GRANDES

12939

1782

626,09%

CHEVROLET MONTANA

PEQUENAS

12765

22552

-43,40%

MITSUBISHI L200

MÉDIAS/GRANDES

8860

13373

-33,75%

10º

VW AMAROK

MÉDIAS/GRANDES

8302

11142

-25,49%

11º

NISSAN FRONTIER

MÉDIAS/GRANDES

3249

5293

-38,62%

12º

LIFAN FOISON

MÉDIAS/GRANDES

505

837

-39,67%

13º

RAM 2500

MÉDIAS/GRANDES

427

24

1679,17%

14º

RELY PICK-UP

MÉDIAS/GRANDES

77

279

-72,40%

15º

EFFA START PICK UP

MÉDIAS/GRANDES

21

81

-74,07%

16º

AGRALE MARRUÁ

MÉDIAS/GRANDES

15

20

-25,00%

17º

HAFEI RUIYI

MÉDIAS/GRANDES

14

87

-83,91%

18º

MAHINDRA HW KCD4

MÉDIAS/GRANDES

8

15

-46,67%

19º

MAHINDRA HW KCS32

MÉDIAS/GRANDES

2

52

-96,15%

20º

HAFEI MINI

PEQUENAS

2

27

-92,59%

21º

CHEVROLET SILVERADO

MÉDIAS/GRANDES

1

2

-50,00%

22º

DFM MINITRUCK

MÉDIAS/GRANDES

1

1

0,00%

23º

FORD F150 / F250

MÉDIAS/GRANDES

1

9

-88,89%

24º

MAHINDRA

MÉDIAS/GRANDES

1

15

-93,33%

25º

EFFA PLUTUS

MÉDIAS/GRANDES

0

4

-100,00%

26º

MAHINDRA HW KCS34

MÉDIAS/GRANDES

0

7

-100,00%

27º

SSANGYONG ACTYON SPORTS

MÉDIAS/GRANDES

0

47

-100,00%

28º

TOYOTA TACOMA

MÉDIAS/GRANDES

0

1

-100,00%

 

 

 

238069

277806

-14,30%

 

Sedãs médios

Novas gerações, reestilizações, promoções. Muita coisa tem acontecido entre os sedãs médios, mas aparentemente nada parece capaz de abalar a sólida liderança do Corolla. Mesmo com todos os modelos do segmento em queda, o Toyota vendeu mais do que a soma dos oito rivais mais próximos.

A retração do segmento, de quase 22%, foi fortemente influenciada pelo mau desempenho de dois modelos. O Honda Civic, cuja nova geração só chegou às concessionárias no segundo semestre, perdeu quase 40% das vendas neste ano de transição.

Já o Nissan Sentra, terceiro colocado no ano passado e reestilizado também no segundo semestre, não manteve o mesmo fôlego e sofreu uma retração de quase 50% sobre 2015. Nenhum modelo, aliás, teve ganhos nos últimos doze meses.

Sedãs Médios

POS.

MODELO

2016

2015

% Variação

TOYOTA COROLLA

58729

60917

-3,59%

HONDA CIVIC

17936

29162

-38,50%

CHEVROLET CRUZE

10503

10881

-3,47%

VW JETTA

8066

8498

-5,08%

NISSAN SENTRA

6005

11536

-47,95%

FORD FOCUS FASTBACK

5046

8780

-42,53%

RENAULT FLUENCE

3926

6738

-41,73%

CITROËN C4 LOUNGE

3580

5263

-31,98%

MITSUBISHI LANCER

2494

3291

-24,22%

10º

KIA CERATO

1526

1622

-5,92%

11º

FIAT LINEA

1435

4090

-64,91%

12º

PEUGEOT 408

872

1295

-32,66%

13º

HYUNDAI ELANTRA

820

2514

-67,38%

15º

GEELY EC7

145

344

-57,85%

16º

JAC J5

88

247

-64,37%

 

 

121171

155178

-21,91%

 

Hatches pequenos/compactos 

No segmento mais sensível ao bolso dos brasileiros, onde crises econômicas e restrições de crédito impactam diretamente nas vendas, a retração até novembro de 2016 ultrapassou os 22%. Na prática, mais de 200 mil hatches de entrada e compactos deixaram de sair das concessionárias na comparação com os onze primeiros meses de 2015.

Neste cenário, apenas quatro modelos num universo de vinte e nove apresentaram números positivos. E dois deles são justamente os mais vendidos. Caminhando para o segundo ano consecutivo na liderança do mercado, o Chevrolet Onix avançou expressivos 21,7%, enquanto o Hyundai HB20% conquistou 10,3% mais consumidores.

A diferença dos dois para os demais adversários é cada vez significativa: o Ford Ka, terceiro, emplacou cerca de 40 mil unidades a menos do que o segundo colocado. Para se ter uma idéia da mudança de cenário entre os modelos mais baratos, os campeões de vendas até 2014, VW Gol e Fiat Palio, ambos em quedas superiores a 30%, venderam juntos pouco mais do que o vice-líder HB20.

Hatches populares / compactos

POS.

MODELO

CATEGORIA

2016

2015

% Variação

CHEVROLET ONIX

POPULARES

134931

110844

21,73%

HYUNDAI HB20

POPULARES

109393

99195

10,28%

FORD KA

POPULARES

69289

83422

-16,94%

FIAT PALIO

POPULARES

57729

109454

-47,26%

RENAULT SANDERO

POPULARES

56881

69834

-18,55%

VW GOL

POPULARES

52714

76251

-30,87%

VW FOX / CROSSFOX

POPULARES

39837

73780

-46,01%

VW UP!

POPULARES

34968

49393

-29,20%

TOYOTA ETIOS HATCH

POPULARES

34321

32009

7,22%

10º

FIAT UNO

POPULARES

31930

73174

-56,36%

11º

HONDA FIT

COMPACTOS

25201

39017

-35,41%

12º

FIAT MOBI

POPULARES

24183

0

-

13º

NISSAN MARCH

POPULARES

16852

21102

-20,14%

14º

FORD NEW FIESTA

COMPACTOS

15218

37631

-59,56%

15º

RENAULT CLIO

POPULARES

10826

13980

-22,56%

16º

CITROËN C3

COMPACTOS

10606

15553

-31,81%

17º

PEUGEOT 208

COMPACTOS

9807

12345

-20,56%

18º

FIAT PUNTO

COMPACTOS

7347

15083

-51,29%

19º

KIA PICANTO

POPULARES

1755

1675

4,78%

20º

FIAT 500

COMPACTOS

1037

2048

-49,37%

21º

CHERY CELER

COMPACTOS

796

1892

-57,93%

22º

CHERY QQ

POPULARES

382

1379

-72,30%

23º

JAC J3

COMPACTOS

269

880

-69,43%

24º

JAC J2

POPULARES

208

970

-78,56%

25º

GEELY GC2

POPULARES

196

267

-26,59%

26º

CHEVROLET CELTA

POPULARES

69

17798

-99,61%

27º

VW POLO

COMPACTOS

11

1434

-99,23%

28º

CHERY FACE

POPULARES

1

280

-99,64%

29º

PEUGEOT 207

POPULARES

1

169

-99,41%

 

 

 

746758

960859

-22,28%

 

Hatches médios

Este talvez tenha sido o segmento mais afetado pela “onda SUV”. Somados, todos os hatches médios disponíveis no mercado não tem conseguido emplacar mais do que duas mil unidades mensais – para se ter uma ideia, isso é menos da metade do que o Toyota Corolla vende a cada trinta dias.

Somados, os seis modelos venderam menos, por exemplo, do que o Renault Duster (22.931), que não tem em 2016 um de seus melhores anos. Dos três líderes, nenhum perdeu menos do que 37% de seus emplacamentos nos últimos doze meses.

A chegada da nova geração do Cruze Hatch e do reforço da versão 1.0 TSi na linha Golf podem dar uma sobrevida ao segmento. “Pero no mucho”, ao que parece.

 

Hatches Médios

POS.

MODELO

2016

2015

% Variação

FORD FOCUS

6372

11999

-46,90%

VW GOLF

5526

8791

-37,14%

CHEVROLET CRUZE HATCH

3360

8407

-60,03%

PEUGEOT 308

2134

3141

-32,06%

HYUNDAI i30

1923

2344

-17,96%

FIAT BRAVO

1877

2668

-29,65%

 

 

21192

37350

-43,26%

 

Station wagons

Aqui temos um cenário de franca decadência. Com apenas seis opções reais no mercado – a VW Parati já foi descontinuada, mas ainda emplacou poucas unidades desde janeiro -, as vendas de stations recuaram quase 45% em relação ao já fraco ano de 2015.

E a situação só não foi pior graças às vendas diretas, maiores responsáveis pelos números das líderes Fiat Weekend e VW Space Fox / Space Cross,. Somadas, as duas representam quase 90% de todo o segmento. Apenas a VW Golf Variant, que sequer chegou a mil unidades, cresceu no período (+17%).

Stations

POS.

MODELO

2016

2015

% Variação

FIAT WEEKEND

6342

10012

-36,66%

VW SPACE FOX / SPACE CROSS

2380

6532

-63,56%

VW GOLF VARIANT

924

791

16,81%

VOLVO V60

117

145

-19,31%

AUDI A4

64

157

-59,24%

AUDI A6 ALLROAD

16

0

-

VW PARATI

7

8

-12,50%

 

 

9850

17645

-44,18%

Fonte: Fenabrave

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