As polícias dos Estados Unidos estão cada vez mais preocupadas com perseguições em alta velocidade. Não só por causa do risco que elas acarretam para quem não tem nava a ver com o pato, mas também por carros cada vez mais velozes (Hellcat manda lembranças. Com isso, muitas novas soluções estão aparecendo. Uma delas é uma espécie de dardo localizador que gruda no carro perseguido e permite rastrear os meliantes por meio de um rastreador GPS. É um dispositivo que promete facilitar consideravelmente a perseguição contra suspeitos.

 

 

Durante as perseguições, explica a polícia, o projétil é lançado contra o carro do suspeito (com direito a mira a laser, como diriam os Mamonas Assassinas) e automaticamente ativado. A partir daí, a localização do veículo em questão é enviada para um computador e as autoridades passam a ter conhecimento sobre o destino do fugitivo, sem a necessidade de sistematicamente ter de persegui-lo.

O equipamento deve custar cerca de US$ 5.000 (R$ 16.921, pela cotação de hoje). Os primeiros testes estão sendo feitos pela polícia de Michigan. Se for aprovado, ele poderá ser vendido às polícias de todo o país no próximo ano.

Armadilha também está sendo testada

Além do dardo, outro dispositivo que promete dificultar a vida dos bandidos é uma armadilha capaz de parar efetivamente o veículo perseguido.

 

 

Batizado Grappler Police Bumper, o sistema consiste em colocar uma rede, ligada à viatura ou não, diretamente em uma das rodas traseiras do carro do suspeito, com a intenção de travá-la. Funciona quase como um laço, uma licença poética com o Velho Oeste em mente, para xerifes com cavalos motorizados.

Se a rede continuar ligada ao carro policial, ela o ajuda a parar o carro do suspeito de modo controlado, segundo a empresa que a fabrica. Vira uma espécie de cabo de guerra, contra o qual o bandido não pode fazer muita coisa, como se vê no vídeo acima. Se for liberada, ela impede que o veículo suspeito ande em velocidades muito altas.

Será que a polícia brasileira um dia poderá contar com recursos parecidos?

Fotos: reprodução

Galeria: Dardo localizador

Envie seu flagra! flagra@motor1.com