Volkswagen começou a comprar de volta os modelos afetados pelo Dieselgate e está enfrentando outro problemão relacionado ao maior escândalo da indústria automotiva em tempos recentes. Depois de um acordo de US$ 1,2 bilhão, os atuais donos dos modelos TDI estão entregando os carros à empresa com... digamos, uma surpresinha.

Os termos de recompra do acordo firmado com a EPA, a agência de proteção ambiental dos EUA, só impõem uma condição para que o dinheiro seja pago: que o veículo seja "operável", ou seja, "que o veículo descrito possa ser impulsionado por seu próprio motor 2.0 TDI". Um automóvel não será operável "se for considerado desmontado, sucata, salvado, reconstruído, refeito ou alagado até 18 de setembro de 2015 e tiver sido comprado por representantes de desmanches ou pelos próprios depois de 18 de setembro de 2015".

Basicamente, operável pode significar qualquer coisa, incluindo um carro totalmente depenado rodando por suas próprias forças. Várias discussões no Reddit e em fóruns da Volkswagen já confirmaram que não tem problema retirar peças de um VW diesel antes de entregá-lo aos concessionários. E que isso não afeta o pagamento final.

Um membro do TDI Club Forum foi mais além. "Carpete, airbags, bateria, se a sua for mais nova ou melhor, drene o óleo e reponha com óleo mais usado, drene o líquido de refrigeração e reponha com água da chuva, esvazie o tanque, tire o porta-luvas, os painéis internos de porta... Acho que dá até para tirar o volante e entregar o carro com um grifo em seu lugar para dirigir até a concessionária. Tire filtro de ar, de óleo, tire o que for possível do fluido de freio, do fluido da direção hidráulica, da água do limpador de para-brisa, macaco, estepe, kit de primeiros socorros... Talvez até tirar a tampa traseira do porta-malas. E ainda assim você deve atender às regras. Alguém sabe se é ilegal dirigir sem portas?"

A maior parte dos clientes parece feliz com a oferta de recompra que receberam da Volkswagen e só removem alguns acessórios instalados depois da compra. Mas outros estão literalmente depenando seus carros, como Tacoboutnachos, usuário do Reddit, que tirou toda a dianteira de seu Golf TDI.

O Jalopnik falou com o dono do Volkswagen, que confirmou: “Sim, tirei a dianteira para entregar a um amigo e a traseira se foi em um acidente. Acho que se pode dizer que aconteceu de tudo com esse carro”.

Fonte: Tacoboutnachos no Reddit, Jalopnik, bgr.com

Fotos: Tacoboutnachos no Reddit

Envie seu flagra! flagra@motor1.com