Gigante de tecnologia dos Estados Unidos, a Google anuncia nesta semana o lançamento de uma empresa dedicada exclusivamente aos automóveis autônomos. Batizada de Waymo (way forward in mobility, ou caminho aberto para a mobilidade), a nova divisão é o embrião de um ambicioso projeto que visa colocar no mercado nos próximos anos não necessariamente um carro autônomo específico, mas sim a tecnologia em si. Seja aplicada a carros, ônibus ou outros veículos.

Leia também:

O projeto, vale lembrar, já vem sendo tocado desde 2009 e até então estava sob a responsabilidade da divisão de inovação Lab X. Com o lançamento da Waymo, o Google não só renova os planos em relação ao lançamento como também nomeia John Krafcik (ex-Hyundai) para capitanear a ação.

 

 

Embora a companhia não tenha entrado em detalhes, a ideia é firmar parcerias tanto com fabricantes da indústria automotiva tradicional quanto outras empresas de mobilidade e tecnologia. 

"Enxergamos nossa tecnologia sendo útil não só no transporte pessoal, mas também em transporte compartilhado, logística e transporte público", disse Krafcik. "A longo prazo, a tecnologia autônoma poderia ter utilidade em formas ainda inimagináveis, de modo a criar novos tipos de produtos, empregos e serviços", completou.

Fotos: divulgação 

Galeria: Google Waymo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com