Depois de exibir suas formas em um folheto divulgado antes da hora, o novo Mercedes-Benz Classe E Coupé foi oficialmente apresentado pela marca alemã. Razoavelmente antes de sua primeira aparição pública, marcada para o próximo Salão de Detroit.
Baseado no sedã, o Classe E Coupé ficou maior que seu antecessor em todas as medidas. Tem agora 4,83 m de comprimento (contra 4,70 m do anterior), 1,86 m de largura (1,79 m), 1,43 m de altura (1,40 m) e um entre-eixos de 2,87 m (2,76 m). Até suas bitolas estão maiores, com 1,61 m nos dois eixos, algo que melhorou seu comportamento dinâmico, de acordo com a Mercedes-Benz.
A gama de motores do modelos inicialment incluirá três motores a gasolina e um novo turbodiesel. Este equipará a versão E 220 d. O motor, de 1.950 cm³, rende 194 cv a 3.800 rpm e 40,8 kgfm entre 1.600 rpm e 2.800 rpm. Com ele, o novo Classe E Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s e atinge a máxima de 242 km/h.
A versão mais forte, por ora, será a E 400 4MATIC, com o motor V6 de 3 litros. Ele rende 333 cv de 5.250 rpm a 6.000 rpm e 49 kgfm entre 1.600 rpm e 4.000 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 5,3 s e atinge 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente). Além dele, o Classe E Coupé também tem duas versões com o motor 2.0 de 4 cilindros turbo, a E 200 e a E 300. Na primeira, ele rende 184 cv a 5.500 rpm e 30,6 kgfm entre 1.200 rpm e 4.000 rpm, com 0 a 100 km/h em 7,8 s e 240 km/h de máxima. Na E 300, o motor bate os 245 cv a 5.500 rpm e 37,7 kgfm entre 1.400 rpm e 4.400 rpm. A velocidade máxima também é de 250 km/h (limitada) e ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 s.
A Mercedes-Benz deixou o Classe E Coupé 1,5 cm mais baixo do que o sedã e lhe deu três opções de suspensão. A primeira é chamada Direct Control e é convencional. A segunda é a Dynamic Body Control, com amortecedores eletronicamente ajustáveis em três modos: "Comfort", "Sport" e "Sport+". Por fim, existe a opção de suspensão a ar Air Body Control, com quatro modos: "Comfort", ECO, "Sport" e "Sport +".
O interior, bem parecido com o do sedã, é mais esportivo, mas não menos funcional. O Classe E Coupé vem com tudo que está presente no irmão familiar, como o sistema Drive Pilot, um precursor dos sistemas totalmente autônomos da Mercedes-Benz, sistema de auxílio ao estacionamento e faróis de LED. Um dispositivo interessante, e opcional, é o Magic Vision Control, que integra os esguichos de água aos limpadores de para-brisa, para não tirar a visão do motorista, e até esquenta as palhetas para evitar que elas grudem no vidro em invernos rigorosos. Em suma, o mesmo show de tecnologia do sedã, mas com uma embalagem mais atraente.
Fotos: divulgação