Novas gerações foram lançadas, modelos foram reestilizados, mas algo parece intocável: a liderança do Corolla entre os sedãs médios. Mesmo com retração de quase 13% sobre 2015, o Toyota fechou novembro com 4.970 emplacamentos, mais do que a soma dos três rivais mais próximos.
Principal adversário do Corolla, o novo Civic (2.534) manteve a segunda colocação. Embora em alta de 44% no período, o Honda registrou pelo terceiro mês consecutivo um viés de baixa desde o seu lançamento em setembro, quando emplacou 2.820 unidades.
Ameaçado pelo VW Jetta (838) em outubro, o Cruze aproveitou uma retração de mais de 30% do rival para garantir uma confortável posição no pódio, embora distante dos líderes. O Chevrolet, aliás, foi o campeão de crescimento sobre 2015, praticamente dobrando o resultado de então.
Auxiliado pelas vendas diretas – mais de 90% de suas unidades foram comercializadas nesta modalidade – o Renault Fluence (447) avançou 51% sobre outubro e voltou a figurar no top 5.
Separados por apenas sete unidades, Ford Focus Fastback (381) e Nissan Sentra (374) vieram em seguida, com o mexicano perdendo quase metade dos compradores em um ano. Em situação oposta, o Mitsubishi Lancer (296), oitavo, cresceu acima de 40%.
Absolutamente esquecido pelo mercado, o Fiat Linea, 13º, fechou o mês com modestíssimas 32 unidades. Este foi o pior resultado do modelo desde setembro de 2008 (33), um mês antes do início das vendas oficiais do modelo no país.
Sedãs Médios | |||||||||
POS. | MODELO | NOV/16 | OUT/16 | NOV/15 | % NOV 16 | % OUT 16 | % NOV 15 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º | TOYOTA COROLLA | 4970 | 5119 | 5693 | 42,43% | 40,69% | 47,04% | -2,91% | -12,70% |
2º | HONDA CIVIC | 2534 | 2696 | 1756 | 21,63% | 21,43% | 14,51% | -6,01% | 44,31% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 1415 | 1475 | 723 | 12,08% | 11,73% | 5,97% | -4,07% | 95,71% |
4º | VW JETTA | 838 | 1204 | 528 | 7,15% | 9,57% | 4,36% | -30,40% | 58,71% |
5º | RENAULT FLUENCE | 447 | 296 | 706 | 3,82% | 2,35% | 5,83% | 51,01% | -36,69% |
6º | FORD FOCUS FASTBACK | 381 | 538 | 547 | 3,25% | 4,28% | 4,52% | -29,18% | -30,35% |
7º | NISSAN SENTRA | 374 | 363 | 695 | 3,19% | 2,89% | 5,74% | 3,03% | -46,19% |
8º | MITSUBISHI LANCER | 296 | 333 | 211 | 2,53% | 2,65% | 1,74% | -11,11% | 40,28% |
9º | CITROËN C4 LOUNGE | 251 | 247 | 456 | 2,14% | 1,96% | 3,77% | 1,62% | -44,96% |
10º | KIA CERATO | 68 | 118 | 180 | 0,58% | 0,94% | 1,49% | -42,37% | -62,22% |
11º | HYUNDAI ELANTRA | 57 | 33 | 204 | 0,49% | 0,26% | 1,69% | 72,73% | -72,06% |
12º | PEUGEOT 408 | 41 | 26 | 87 | 0,35% | 0,21% | 0,72% | 57,69% | -52,87% |
13º | FIAT LINEA | 32 | 116 | 223 | 0,27% | 0,92% | 1,84% | -72,41% | -85,65% |
14º | GEELY EC7 | 9 | 10 | 79 | 0,08% | 0,08% | 0,65% | -10,00% | -88,61% |
15º | JAC J5 | 1 | 5 | 14 | 0,01% | 0,04% | 0,12% | -80,00% | -92,86% |
|
| 11714 | 12579 | 12102 | 100,00% | 100,00% | 100,00% | -6,88% | -3,21% |
Fonte: Fenabrave