Após a chocante notícia da aposentadoria de Nico Rosberg, a Mercedes está tendo um fim de ano dos mais atribulados. O melhor time da Fórmula 1 nas três últimas temporadas precisa de um substituto para o campeão do mundo, e para isso considera vários nomes.

Um deles é o do bicampeão Fernando Alonso, da McLaren. Chefe da equipe, Toto Wolff reconheceu seu interesse nos serviços do espanhol.

“Você tem que considerar Fernando", disse Wolff à Sky em entrevista. "Ele é um piloto que eu respeito muito.”

"Ele combina o talento, a velocidade, a experiência, tudo está lá. Mas ele está sob contrato com a McLaren-Honda no momento. Precisamos pesar todas as outras opções."

Caso de 2007 joga contra

Porém, enquanto Alonso tica todas as caixas de alguém que traz resultados, entende-se que existam partes dentro da Mercedes com reservas sobre o seu nome.

O potencial para um relacionamento conturbado com Lewis Hamilton é claro após a temporada de 2007. A Mercedes ainda está consciente dos danos à sua reputação causados pelo envolvimento de Alonso no escândalo Spygate daquele ano na McLaren. A equipe foi multada em US$ 100 milhões.

Embora Alonso não tenha sido excluído publicamente, acredita-se que os principais candidatos para o assento permaneçam sendo o piloto júnior da Mercedes, Pascal Wehrlein, e Valtteri Bottas – dependendo de um acordo da Williams com a Mercedes.

Sem número dois

Uma coisa sobre a qual Wolff foi claro é que a equipe está a procura de alguém que ande de igual para igual com Hamilton, em vez de um piloto número dois para que ele apenas seja um escudeiro do piloto britânico.

Na entrevista à Sky, Wolff acrescentou: "Nós vamos manter um sistema como o que temos. Teremos sempre o mesmo status para ambos os pilotos. Vamos dar a eles oportunidades iguais, o melhor que pudermos. Acho que nós devemos isso aos fãs e devemos a nós mesmos. Você não pode ter uma ordem conhecida desde o início. Não é o que gostaríamos de ver acontecer."

Fotos: divulgação

Galeria: Fernando Alonso pode ocupar o lugar de Rosberg na Fórmula 1 em 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com