Considerado um dos mais abrangentes realizados até agora, um estudo feito pela Policy Network sobre veículos autônomos revela impactos bastante consideráveis sobre a economia da Europa nas próximas décadas. Elaborada a pedido da Nissan, a análise prevê que a tecnologia acrescentará 0,15% à taxa anual de crescimento do continente, de modo a injetar nada menos que 17 trilhões de euros na região até 2050.

O relatório prevê também mudanças consideráveis na relação da sociedade com o automóvel e nos quadros da indústrias como um todo. Os maiores ganhos serão em mobilidade e redução de acidentes, explica a empresa.

"Este relatório independente destaca que estamos em meio a uma revolução social e econômica. Ele mostra que a tecnologia autônoma terá um impacto fundamental não só na indústria automotiva, mas em toda a economia europeia e nas sociedades", disse o presidente da Nissan Europa, Paul Wilcox.

A Policy Network também pesquisou como as pessoas pensam que os autônomos poderão beneficiar a sociedade. Dos 6.000 adultos consultados, 58% acreditam que o maior benefício será na mobilidade. Eles também acreditam que os acidentes serão reduzidos, mas só 23% dos consultados cogitaria comprar um autônomo, se eles já estivessem disponíveis. Provavelmente à espera de que as promessas em torno deles se concretizem com gente mais disposta a testá-los.

Fotos: divulgação

Galeria: Nissan March 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com