As peruas podem estar desaparecendo de nossas ruas, mas não necessariamente das frotas policiais. VW Parati e Fiat Palio Weekend ainda são vistas fazendo rondas ou perseguições por aí. No máximo uma Renault Megane Grand Tour, em alguns Estados. Mas em outras partes do mundo a coisa é bem diferente. Caso da Suécia, um país apaixonado por peruas. Aprovada com louvor nos rigorosos testes da polícia, a estilosa V90 está pronta para integrar a frota dos homens da lei naquelas bandas. De acordo com a marca, as primeiras unidades serão entregues já no início de 2017.  

Naturalmente, as exigências para os carros de emergência são bem maiores do que para os modelos comuns. No caso da Suécia, isso vai além, já que uma viatura é considerada, por si só, como um local de trabalho. Dessa forma, para se credenciar como carro de polícia, além de aguentar o tranco no dia a dia, o veículo ainda deve ter qualidades como versatilidade, conforto e ergonomia.  

 

Volvo V90 Police Car

 

Para integrar a frota da polícia sueca, o carro deve passar por um teste dividido em cinco áreas: frenagem, pista de obstáculos, slalom e pilotagem de emergência de alta velocidade. No caso da V90, o resultado foi uma excelente pontuação global de 9,2 pontos de 10, a classificação mais alta já alcançada por um veículo nesta prova.

Tradicionalíssima em sua terra natal, a Volvo fornece veículos para a polícia local desde o longínquo ano de 1929. A nova V90 estreia por lá no ano que vem, mas as polícias de outros países já demonstraram interesse no modelo. Vale lembrar que a fabricante tem marcado presença com esse tipo de veículo em países como Noruega, Itália, Holanda e Reino Unido, entre outros.

 

Essai Volvo S90 et V90

  

V90

Se na Europa a V90 é carro de polícia, no Brasil ela seria um modelo de altíssimo luxo. Seria porque ela não será importada oficialmente para cá. Influenciado pelo segmento de SUVs, o nosso mercado de peruas está cada vez mais reduzido, o que fez com que a marca suspendesse a vinda do modelo ao país.

Fotos: divulgação

 

Galeria: Volvo V90 Polícia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com