Modelo terá a plataforma modular MQB e mais algumas novidades, como a tampa traseira e a nova identidade visual da marca
Não faz muito tempo que falamos que o CC abandonou as linhas de produção. Em termos automotivos, morreu. E a Volkswagen não demorou a explicar por quê. Além de precisar adotar a nova plataforma MQB, o CC também ganhará um novo nome. Será Arteon. E sua apresentação oficial deve acontecer no próximo Salão de Genebra.
Leia também:
- VW Arteon Shooting Brake - Ela seria assim, segundo Theophilus Chin
- Por onde andará Theophilus Chin?
- Vídeo - Etios X 2018, os detalhes do Toyota mais barato do Brasil
A parte divertida é que, se você nos acompanha, já conhece como será o Arteon. Revelamos o modelo em agosto, com imagens de patente reveladas pelo Autoblog.nl. O Arteon será posicionado acima do Passat e "enfatizará a emoção no topo do segmento médio", segundo a fabricante. As imagens mostram que o Arteon se inspirou no Sport Coupé Concept, também uma atração do Salão de Genebra, mas o de 2015. Segundo a Volkswagen, ele terá uma nova identidade de marca, muito expressiva e horizontalmente acentuada, seja lá o que isso queira dizer. As barras da grade dianteira se estenderiam em direção aos faróis dianteiros, enquanto elementos de LED enfatizariam o estilo "arrebatador" e demostrariam dominância. As portas continuarão a ter janelas sem molduras, como já acontece com o CC, mas a tampa do porta-malas deixará de ser simples para se tornar uma porta, elevando o vidro traseiro em sua abertura. A Volkswagen fala que o Arteon é um fastback, mas ele está mais para um super notchback, ou um "dois volumes e meio", como era comum falarmos desse tipo de carroceria. Essa configuração facilita o acesso ao porta-malas, que, nas palavras da Volkswagen, seria "enorme".
Leia também:
- Lamborghini Urus de produção será visto primeiro pelos chineses
- Urus é confirmado como primeiro Lamborghini híbrido plugin
- Perdeu, Cayenne! Lamborghini diz que Urus será SUV mais rápido já feito
O nome vem da junção de Art (arte) e "eon", terminação que a Volkswagen começou a adotar na China, com o Phideon, seu modelo de luxo por lá. Substituto do Phaeton, o que dá a medida de que a terminação quer dar a ideia de veículos sofisticados. E também mostra qual é o alvo da marca com o novo produto. Depois da apresentação em Genebra, o Arteon será colocado à venda em meados de 2017. Certamente na China e também na Europa.
Fotos: VW Sport Coupé Concept/divulgação