Primeira versão com fotos divulgadas é a topo de linha, a Quadrifoglio, equipada com o mesmo motor V6 2.9 biturbo do Giulia.

O mundo automotivo se divide entre puristas e realistas. Enquanto os primeiros têm ojeriza por novidades, os segundos preferem que elas surjam se forem necessárias. Quando nasceu o Porsche Cayenne, teve gente rasgando as roupas, mas ele se mostrou um tremendo acerto: pagou as contas da marca alemã. É o que se espera que aconteça agora com o Stelvio, o primeiro SUV de produção da Alfa Romeo. Não por acaso, ele foi apresentado no principal mercado para estes carros, no Salão de Los Angeles.

2017 Alfa Romeo Stelvio

Apesar de haver quem apostasse que o SUV teria uma proposta modesta, ele também será vendido com o famoso trevo de quatro folhas das versões mais nervosas dos Alfa Romeo. O Quadrifoglio vem com o mesmíssimo motor V6 2.9 biturbo a gasolina que equipa o Giulia, com 510 cv e 61,1 kgfm.

2017 Alfa Romeo Stelvio

Aliás, o motor não é a única coisa em comum entre os dois modelos. Eles também dividem a plataforma Giorgio, de tração traseira. O Stelvio, em todo caso, vem de série em todas as suas versões com o sistema de tração nas quatro rodas da Alfa Romeo, chamado de Q4.

2017 Alfa Romeo Stelvio

Visto de lado, o Stelvio lembra um Giulia hatch parrudo. Mas os puristas podem ficar despreocupados. A Alfa Romeo também deve oferecer a versão hatchback, provavelmente chamada Giulietta, e a perua do Giulia, chamada de Sportwagon.

2017 Alfa Romeo Stelvio

O interior parece ser igual ao do Giulia. Infelizmente a Alfa Romeo ainda não divulgou os dados técnicos do modelo, mas atualizaremos essa notícia assim que a marca o fizer. Espera-se que, além da versão Quadrifoglio, o Stelvio também venha nas versões de entrada, chamada simplesmente de Stelvio, e Ti, com o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros turbinado de 200 cv oferecido no Giulia.

2017 Alfa Romeo Stelvio

Como ele foi anunciado nos EUA, a marca não mencionou o motor 2.2 MultiJet II, turbodiesel, que também deverá ser oferecido na Europa, tanto com 150 cv quanto com 180 cv. O fato é que o modelo deve ajudar a Alfa Romeo a sair do vermelho, dando oportunidade a puristas e realistas de continuar a apreciar seus produtos mais exclusivos, como o belíssimo 4C.

Fotos: divulgação 

Alfa Romeo Stelvio em Los Angeles 2016