Primeira versão com fotos divulgadas é a topo de linha, a Quadrifoglio, equipada com o mesmo motor V6 2.9 biturbo do Giulia.
O mundo automotivo se divide entre puristas e realistas. Enquanto os primeiros têm ojeriza por novidades, os segundos preferem que elas surjam se forem necessárias. Quando nasceu o Porsche Cayenne, teve gente rasgando as roupas, mas ele se mostrou um tremendo acerto: pagou as contas da marca alemã. É o que se espera que aconteça agora com o Stelvio, o primeiro SUV de produção da Alfa Romeo. Não por acaso, ele foi apresentado no principal mercado para estes carros, no Salão de Los Angeles.

Apesar de haver quem apostasse que o SUV teria uma proposta modesta, ele também será vendido com o famoso trevo de quatro folhas das versões mais nervosas dos Alfa Romeo. O Quadrifoglio vem com o mesmíssimo motor V6 2.9 biturbo a gasolina que equipa o Giulia, com 510 cv e 61,1 kgfm.

Aliás, o motor não é a única coisa em comum entre os dois modelos. Eles também dividem a plataforma Giorgio, de tração traseira. O Stelvio, em todo caso, vem de série em todas as suas versões com o sistema de tração nas quatro rodas da Alfa Romeo, chamado de Q4.

Visto de lado, o Stelvio lembra um Giulia hatch parrudo. Mas os puristas podem ficar despreocupados. A Alfa Romeo também deve oferecer a versão hatchback, provavelmente chamada Giulietta, e a perua do Giulia, chamada de Sportwagon.

O interior parece ser igual ao do Giulia. Infelizmente a Alfa Romeo ainda não divulgou os dados técnicos do modelo, mas atualizaremos essa notícia assim que a marca o fizer. Espera-se que, além da versão Quadrifoglio, o Stelvio também venha nas versões de entrada, chamada simplesmente de Stelvio, e Ti, com o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros turbinado de 200 cv oferecido no Giulia.

Como ele foi anunciado nos EUA, a marca não mencionou o motor 2.2 MultiJet II, turbodiesel, que também deverá ser oferecido na Europa, tanto com 150 cv quanto com 180 cv. O fato é que o modelo deve ajudar a Alfa Romeo a sair do vermelho, dando oportunidade a puristas e realistas de continuar a apreciar seus produtos mais exclusivos, como o belíssimo 4C.
Fotos: divulgação