Apenas de passagem, o Fiat 124 deve ser uma das atrações no estande da Fiat no Salão de São Paulo. Ele aproveita a viagem para comemorar os 50 anos da sua primeira aparição durante o Salão de Turin em novembro de 1966, junto com demais variantes da família 124. Ele nasce durante a reação da indústria automotiva pós-crise europeia de 1964-1965, e chama a atenção com sua esportividade e, ao mesmo tempo, versatilidade. Seu motor era o 1.4 de 4-cilindros com 91 cv e tração traseira, além de desenho pelo famoso estúdio Pininfarina.
Em 1969, ele começa a ser importado para os Estados Unidos em sua segunda geração após mudanças para regulamentação conforme as leis locais. Ele chega com o motor 1.4 ou 1.6 de 111 cv e velocidade máxima de 180 km/h. De 1969 até 1972, foram vendidos 27.000 124 Spider naquele mercado até a chegada da terceira geração, os novos motores 1.6 e 1.8, com até 120 cv.

No mesmo 1972, começam as vitórias nas pistas, inclusive com um 124 Spider Abarth preparado para competições e homologado para as ruas, com motor mais potente e peças em alumínio e fibra para redução de peso. Até 1982, o 124 Spider foi fabricado e exportado para os Estados Unidos, responsável pela compra de 75% das 200.000 unidades do modelo.
Em 2015, a Fiat lança o novo 124 Spider. Ele mantém algumas características, como a carroceria conversível e tração traseira com motor de baixa cilindrada na frente. Inspirado no seu antecessor de 1966, traz o 1.4 turbo Multiair de 142 cv ligado ao câmbio manual de seis marchas, explorando mais ainda o fator esportividade. Com preço inicial de US$ 24.995, continua atraindo pela relação de custo/adrenalina.
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