Lá se vão três anos desde que o
CARPLACE começou a realizar suas próprias medições de automóveis. Ou seja, quando anunciamos uma reportagem de
TESTE, isso quer dizer que o carro foi efetivamente testado com equipamento profissional, importado da Inglaterra - o mesmo utilizado pelas principais publicações automotivas do mundo, bem como montadoras, fornecedores, etc. Nossas medições também obedecem um critério próprio, com diversas passagens, contra e a favor do vento, chegando a um resultado que você efetivamente vai encontrar com seu carro no "mundo real", fazendo um contraponto aos números divulgados pelas montadoras (geralmente otimistas).

Com mais um ano de testes, nossa base de dados ficou tão grande (mais de 200 carros testados) que acabou sendo "injusto" fazer apenas um ranking geral, como fizemos nos anos anteriores. Por isso, a partir de 2015 faremos dois rankings separados: além do geral, com todos os carros já testados desde o fim de 2012, teremos também um ranking somente com os modelos testados naquele ano. Em 2015 tivemos duas quebras de recordes, tanto na aceleração de 0 a 100 km/h (com o Jaguar F-Type R AWD igualando o tempo do Audi RS6) quanto na frenagem de 100 km/h a 0, com o espevitado Suzuki Swift se tornando o primeiro carro testado por nós a entrar na casa dos 34 metros. Já nas provas de consumo não houve lançamento capaz de bater os campeões anteriores.

Para 2016 teremos a formação de mais um ranking, o das motos. Isso porque, alguns meses atrás, adquirimos um outro aparelho de medição da Racelogic, mais leve e prático, que permite que também façamos medições das motos que passarem pelos nossos testes desde então. Fique ligado para ainda mais novidades no próximo ano!
Ranking 2015
RANKING 2015: Aceleração 0 a 100 km/h |
1 |
Jaguar F-Type V8R AWD 2015 |
4,0 s |
2 |
BMW M235i 2015 |
5,1 s |
3 |
Audi TT 2.0 TFSI 2015 |
6,1 s |
4 |
BMW X4 28i 2015 |
6,5 s |
5 |
MINI Cooper S 2015/Audi A3 Sedan 2.0 2015 |
6,7 s |
6 |
VW Jetta 2.0 TSI 2015 |
7,0 s |
7 |
Subaru Forester XT |
7,4 s |
8 |
Honda Civic 2.4 Si 2015/Peugeot 2008 THP 2015 |
8,4 s |
9 |
Peugeot 308 THP 2015 |
8,6 s |
10 |
Fiat 500 Abarth 2015 |
9,0 s |
Comentário: agora com tração integral, o Jaguar F-Type V8 R ganhou tempo na arrancada e baixou o tempo de 0 a 100 km/h em 0,2 s, igualando o tempo da superperua Audi RS6 com 4,0 segundos. Comparados em meados do ano, BMW M235i e Audi TT fecharam o pódio de 2015. Curiosidades ficaram por conta do tempo do novo Audi A3 Sedan 2.0 nacional, com os mesmos 6,7 s do MINI Cooper S, além dos 8,4 s iguais para o Honda Civic Si e o Peugeot 2008 THP.
RANKING 2015: Consumo médio com gasolina (ciclo rodoviário) |
1 |
VW up! TSI |
18,7 km/l |
2 |
Geely GC2 |
18,0 km/l |
3 |
Mercedes C180 |
16,9 km/l |
4 |
Suzuki Swift Sport |
16,5 km/l |
5 |
VW Golf Variant DSG/Lifan 530 |
16,0 km/l |
6 |
Chevrolet Prisma 1.0 |
14,8 km/l |
7 |
Ford EcoSport 1.6 Powershift |
14,5 km/l |
8 |
Audi TT 2.0 TFSI |
14,3 km/l |
9 |
MINI Cooper S |
13,9 km/l |
10 |
Honda Civic Si/VW Jetta 2.0 TSI |
13,6 km/l |
Comentário: equipado com o revolucionário motor 1.0 TSI (turbo e injeção direta), o up! turbinado garantiu a ponta em consumo, seguido pelo chinesinho Geely GC2. Já o Mercedes C180, no pódio, leva o troféu de sedã mais econômico misturado entre os compactos. Bom resultado também do Suzuki Swift Sport, esportivo que bebe menos que muitos 1.0.
RANKING 2015: Consumo médio etanol (ciclo rodoviário)
|
1 |
Ford Ka+ 1.0 (Sedan) |
14,0 km/l |
2 |
VW up! TSI |
13,8 km/l |
3 |
Nissan March 1.0 2015 |
13,7 km/l |
4 |
Nissan Versa 1.0 |
13,0 km/l |
5 |
JAC J2 Flex |
12,0 km/l |
6 |
Ford Fiesta Sport/Hyundai HB20 Premium A/T |
11,9 km/l |
7 |
Ford EcoSport 1.6 Powershift/Toyota Etios 1.5 Platinum |
11,8 km/l |
8 |
VW CrossFox 1.6 |
11,4 km/l |
9 |
Peugeot 2008 THP Flex/JAC J3 1.5 S |
11,0 km/l |
10 |
Honda HR-V CVT/Ford Focus 2.0 Titanium/Fiat Palio 1.6 |
10,6 km/l |
Comentário: Domínio dos novos motores 3-cilindros, do primeiro ao quarto lugar. Surpresa pela liderança do Ford Ka+, que foi melhor que o hatch, enquanto o up! turbo fez bonito se saindo melhor que diversos 1.0 aspirados. Os Nissan compactos, March e Versa, também conseguiram bons resultados com o novo 1.0 tricilíndrico da marca.
RANKING 2015: Frenagem 100 km/h a 0
|
1 |
Suzuki Swift Sport |
34,6 m |
2 |
Audi TT |
36,2 m |
3 |
Mercedes C180 |
36,6 m |
4 |
Jaguar F-Type V8 R AWD/BMW M235i |
36,8 m |
5 |
Citroën C4 Picasso |
36,9 m |
6 |
Ford Focus 2.0 Titanium |
37,2 m |
7 |
Renault Sandero RS |
37,6 m |
8 |
Audi A3 Sedan 2.0 |
37,9 m |
9 |
BMW X4 28i |
38,7 m |
10 |
VW Golf Variant 1.4 TSI |
38,9 m |
Comentário: Leve, com freios potentes e pneus grudentos, o Swift Sport não só conquistou a liderança do ranking de frenagem como também se tornou o primeiro carro testado pelo CARPLACE a baixar da marca dos 35 metros na prova de 100 km/h a 0. Destaque também para o novo Citroën C4 Picasso, com ótimo resultado entre diversos modelos esportivos.
Ranking Geral 2012 a 2015
RANKING GERAL: Aceleração de 0 a 100 km/h
|
1 |
Jaguar F-Type V8R AWD/Audi RS6 |
4,0 s |
2 |
Porsche Macan Turbo |
4,8 s |
3 |
BMW X5 50i/Jaguar XFR |
4,9 s |
4 |
BMW M235i |
5,1 s |
5 |
Range Rover Sport SVR/Mercedes A45 AMG/BMW 135i/Range Rover Vogue V8 S |
5,3 s |
6 |
Mercedes-Benz SLK 55 AMG |
5,4 s |
7 |
BMW 640i Gran Coupé |
5,9 s |
8 |
Audi TT/BMW 328i ActiveFlex/BMW 328i GT |
6,1 s |
9 |
Chevrolet Camaro V8 |
6,2 s |
10 |
BMW X4 28i/Volvo V60 T6 R-Design |
6,5 s |
Comentário: Novo F-Type 4x4 entra no ranking geral ao lado da Audi RS6, enquanto o BMW M235i conquistou a quarta colocação. Já o Range Rover Sport SVR, apesar de ser o Land Rover mais potente de todos os tempos, não conseguiu desbancar o irmão Vogue V8 S. Novo Audi TT e BMW X4 também conseguiram tempo para entrar na lista dos carros mais rápidos já testados pelo CARPLACE.
RANKING GERAL: Consumo médio com gasolina (ciclo rodoviário) |
1 |
VW up! |
20,0 km/l |
2 |
VW Fox Bluemotion |
19,9 km/l |
3 |
Ford Ka 1.0/Fiat Uno Evolution 1.4 |
19,0 km/l |
4 |
VW up! TSI |
18,8 km/l |
5 |
Renault Clio 1.0 |
18,4 km/l |
6 |
Geely GC2 |
18,0 km/l |
7 |
VW Golf 1.4 TSI DSG |
17,0 km/l |
8 |
Mercedes C180/Mercedes A200 |
16,9 km/l |
9 |
VW Golf Variant DSG/Lifan 530 |
16,0 km/l |
10 |
Mercedes-Benz B200 |
15,8 km/l |
Comentário: up! TSI aparece no meio de carros bem menos potentes, enquanto chinesinho Geely GC2 cumpriu a promessa de ser econômico, mas também foi o mais lento de todos os carros já testados por nós até o momento... Mercedes C180, VW Golf Variant e Lifan 530 também beberam pouco e entraram na lista.
RANKING GERAL: Consumo médio com etanol (ciclo rodoviário) |
1 |
VW Fox Bluemotion 1.0 |
14,2 km/l |
2 |
Ford Ka+ 1.0/VW up! |
14,0 km/l |
3 |
VW up! TSI |
13,8 km/l |
4 |
Nissan March 1.0 |
13,7 km/l |
5 |
Fiat Uno Evolution 1.4 |
13,5 km/l |
6 |
Nissan Versa 1.0/Ford Ka 1.0 |
13,0 km/l |
7 |
Hyundai HB20 1.0 |
12,6 km/l |
8 |
Honda City EXL CVT/Fiat Grand Siena Attractive 1.4/Fiat Uno Attractive 1.0 |
12,4 km/l |
9 |
Ford Fiesta Titanium 1.6 Powershift |
12,3 km/l |
10 |
Honda Fit LX CVT |
12,2 km/l |
Comentário: Surpresa pelo Ford Ka+ empatando com o VW up! na segunda colocação. Já o up! turbo fechou o pódio, seguido bem de perto pelo Nissan March com o novo motor 1.0 3-cilindros, que também equipa o Versa (sexto).
RANKING GERAL: Frenagem 100 km/h a 0 |
1 |
Suzuki Swift Sport |
34,6 m |
2 |
Renault Mégane RS Cup |
35,2 m |
3 |
Porsche Macan Turbo |
35,4 m |
4 |
BMW 328i GT |
35,5 m |
5 |
Mercedes A45 AMG |
35,8 m |
6 |
Audi RS6 |
35,9 m |
7 |
Audi TT |
36,2 m |
8 |
BMW Z4 20i Pure Impulse |
36,4 m |
9 |
Audi A3 1.8 TFSI |
36,5 m |
10 |
Mercedes C180 |
36,6 m |
Comentário: Poucas, mas boas, novidades no ranking de frenagem. Temos um novo campeão geral, com o excelente resultado do Swift Sport. Fora ele, entraram apenas o novo Audi TT (sétimo) e o Mercedes C180 (décimo). Para aparecer aqui, agora só baixando de 36,6 metros!