Avaliamos durante uma semana o Nissan Versa na versão top de linha, a SL, equipada com motor 1.6 16v flex. Durante o período de testes foi possível confirmar as impressões bem como as qualidades do sedã compacto que tem como os principais oponentes o Chevrolet Cobalt, Renault Logan e Fiat Siena. Confira a avaliação.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Visual O Nissan Versa adota um design bem peculiar que não é exatamente uma unanimidade mas não chega a ser feio. Ele tem comprimento de 4,47 metros, quase o tamanho de um sedã médio, porém com largura de 1,69m, ou seja, está dentro da média dos compactos.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
A frente tem estilo agradável com a grande grade cromada se destacando e faróis arrendondados invadindo um pouco os para-lamas, característica da nova identidade global da Nissan. Na lateral tem estilo moderno com vincos e terceira janela com desenho invertido.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Na parte traseira as lanternas de tamanho médio invadem a lateral, que juntamente com a queda abrupta do teto, confere um aspecto não muito agradável à traseira, sendo este o ponto fraco do sedã em nossa opinião.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Acabamento interno e equipamentos
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
O interior do Versa adota acabamento na cor preta tanto nas portas, quanto nos bancos e painel. De uma forma geral o aspecto é simples e não transmite luxo, o que nem é exatamente a proposta do carro. As peças possuem encaixes corretos e os materiais de boa qualidade, embora o painel adote plásticos rígidos, mas que não se refletiram em ruídos internos.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Os bancos acomodam bem e são confortáveis. O espaço no banco traseiro surpreende mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados. Os interruptores dos vidros elétricos e destravamento central ficam na porta e não possuem iluminação, o que incomoda um pouco a noite tornando o destravamento uma tarefa complicada.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Os comandos dos retrovisores elétricos ficam à esquerda do volante em uma posição escondida e de visualização difícil no escuro. O painel de instrumentos tem ótima iluminação nesta versão SL, o que contribui para leitura e não cansa à noite. As informações de temperatura do motor e nível de combustível aparecem em barras de fácil visualização além disso em visor central, assim como as informações do computador de bordo. Falta a indicação de temperatura externa.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
O console abriga o sistema de som que, embora não tenha entrada USB e Bluetooth, oferece som de boa qualidade. Ele possui destravamento à distância mas os vidros não possuem função um toque para subida e descida (apenas o do motorista para descida) e nem temporizador (tempo extra que possibilita fechar os vidros após desligar o motor) mesmo na versão top, algo que já está se tornando comum até em alguns carros médios. Dirigindo o Nissan Versa O banco com regulagem de altura acomoda muito bem o motorista e o volante tem regulagem apenas de altura e não de profundidade, mas que mesmo assim permite encontrar boa posição para dirigir. Ao dar a partida nota-se o funcionamento suave do motor 1.6 16v de 111 cv com etanol. O isolamento acústico está dentro da média e no uso até 3.000 rpm está bem adequado. O sedã tem saídas rápidas e o propulsor empurra o modelo sem esforço. Levando em conta o peso de apenas 1.069 kg, a relação peso/potência é bem favorável. Dirigir o Versa na cidade é tarefa fácil, auxiliada pela direção elétrica extremamente leve e de boa precisão, além da leveza da alavanca de câmbio que conta com engates fáceis e justos e da embreagem de acionamento suave e com bom curso do pedal. A suspensão tem ajuste no meio termo entre conforto e firmeza que para dirigir tranquilamente é ideal. Quem aprecia uma condução mais nervosa vai perceber que a carroceria rola um pouco em curvas, mas não vai incomodar a grande maioria dos motoristas. Na estrada, o Versa apresenta boa desenvoltura para um propulsor 1.6 com boas acelerações e retomadas. A estabilidade é boa, porém como dissemos, em curvas acentuadas a carroceria rola um pouco. Incomoda um pouco a direção que permanece demasiadamente leve mesmo acima de 100 km/h, não passando tanta firmeza quanto seria desejável. Passando dos 100 km/h o nível de ruído dentro da cabine avança pela cabina, mas não chega a desabonar. Consumo Nos primeiros dias, rodamos com o Versa predominantemente na cidade, com trânsito pesado e trajetos curtos. Nesta situação, as três primeiras marchas eram utilizadas em 90% do tempo, o que resultou em um consumo de apenas 6,5 km/litro utilizando etanol. Porém, como o Versa tem a fama de ser um carro econômico, principalmente entre os proprietários, nos esforçamos com um estilo de condução muito mais comedido, mesmo dentro da cidade, tentando sempre colocar a maior marcha possível. Com vias mais livres, e em corredores expressos com velocidade média de 60 km/h, chegamos a surpreendente marca de 14,0 km/litro também com etanol. Com o Versa, ficou ainda mais nítido que o estilo de condução e o tipo de trajeto faz toda a diferença para se obter um bom consumo. Na estrada, com velocidade média de 120 km/litro, apuramos a média de 11,5 km/litro utilizando etanol.
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Conclusões Em nossa opinião, o Versa tem atributos para enfrentar muito bem a concorrência no segmento, apesar de não ser luxuoso e não possuir alguns detalhes que poderiam melhorar um pouco a vida a bordo. Ao dirigir o modelo principalmente na cidade ele mostra suas qualidades graças a eficiência do conjunto mecânico aliado a suavidade dos comandos, baixo consumo, qualidade de construção e bom custo-benefício. Pontos positivos: - Direção elétrica - Conjunto mecânico - Desempenho - Consumo - Custo x benefício Pontos negativos: - Acabamento simples - Design Galeria de Fotos: Nissan Versa SL Ficha Técnica
NISSAN VERSA 2012
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
1.6S 1.6SV 1.6SL
Carroceria
Arquitetura Sedan , 4 portas, 5 lugares, tração dianteira
Coeficiente Aerodinâmico (cx) 0.318
Motor
Tipo 1.6L, 16 válvulas, CVVTCS*, bicombustível (etanol/gasolina), 4 cilindros e acelerador eletrônico
Cilindrada 1,598 cm³
Potência 111 cv @ 5.600 rpm (álcool / gasolina)
Torque 15,1 kgfm @ 4.000 rpm (álcool / gasolina)
Taxa de Compressão 9,8:1
Diâmetro de curso 78 x 83,6 mm
Sistema de injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Transmissão
Tipo Manual 5 marchas
Relações de marchas
3.727
2.047
1.392
1.029
0.820
3.545
Diferencial 4.070
Performance
Velocidade máxima 189 Km/h
Aceleração 0 - 100 km/h  11,1 s (gasolina) / 10,7 s (etanol)
Consumo Urbano (ABNT)  13,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
Consumo Estrada (ABNT)  18,8 km/l (gasolina) / 13,0 km/l (etanol)
Suspensão
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
Freios/ Rodas/ Pneus
Dianteiros Discos ventilados com 260 mm de diâmetro
Traseiros Tambor com 203 mm de diâmetro
Rodas Aço, 15" Liga leve, 15"
Pneus 185/65 R15 185/65 R15
Bitolas dianteiras 1.480 mm
Bitolas traseiras 1.485 mm
Dimensões
Comprimento 4.455 mm
Largura 1.695 mm
Altura 1.514 mm
Distância entre-eixos 2.600 mm
Espaço para cabeça 1.011 mm (frente) / 930 mm (atrás)
Espaço para ombros 1.312 mm (frente) / 1.318 mm (atrás)
Espaço para joelhos 572 mm (atrás)
Espaço para quadris 1.222 mm (frente) / 1.173 mm (atrás)
Espaço para pernas 1.063 mm (frente) / 940 mm (atrás)
Capacidades
Porta-malas 460 litros
Tanque de combustível 41 litros
Tanque auxiliar de partida a frio 0,5 litro
Peso em ordem de marcha 1.052 Kg 1.068 Kg 1.069 Kg
Direção
Tipo Elétrica com assistência variável
Diâmetro de giro 10,6 m
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Intervalos de revisão 10 mil km
Garantia 3 anos, sem limite de quilometragem
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
1.6 S 1.6 SV 1.6 SL
Arquitetura Sedan , 4 portas, 5 lugares, tração dianteira
Motorização Motor 1.6L, 16 válvulas, CVVTCS*, bicombustível (etanol/gasolina), 4 cilindros e acelerador eletrônico
Cilindrada 1,598 cm³
Potência máxima 111cv @ 5600 rpm (etanol / gasolina)
Torque máximo 15,1kgfm @ 4.000 rpm (etanol / gasolina)
Sistema de injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Transmissão Manual 5 marchas
Direção Elétrica com assistência variável
Suspensão Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
Freios Freio Discos ventilados dianteiros com 260 mm de diâmetro e tambor na traseira com 203 mm de diâmetro
Dimensões e capacidades Comprimento 4.455 mm
Largura 1.695 mm
Altura 1.514 mm
Distância entre-eixos 2.600 mm
Porta-malas (VDA) 460 litros
Tanque de combustível principal 41 litros
Peso em Ordem de Marcha 1.052 Kg 1.068 Kg 1.069 Kg
 
1.6 S 1.6 SV 1.6 SL
Câmbio
Câmbio Manual de 5 marchas
Conforto e Conveniência
Abertura interna do porta-malas -
Acabamento dos bancos em tecido
Ar quente com 4 velocidades e recirculação de ar
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro bipartido 60/40 -
Computador de bordo
Console central inteiriço com porta objetos e 3 porta copos (2 dianteiros e 1 traseiro) - -
Console central inteiriço com porta objetos e 4 porta copos (2 dianteiros e 2 traseiros) -
Conta-giros
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica progressiva
Iluminação interna central
Pára-sol com espelhos de cortesia para motorista e passageiro
Porta malas com iluminação -
Portas dianteiras com porta objetos e suporte para garrafa
Retrovisores externos com regulagem elétrica -
Spots de leitura para motorista e passageiro dianteiro -
Tampa de combustível com abertura interna
Tomada de 12V integrada ao console central
Travas elétricas das portas e porta-malas com acionamento por controle remoto
Vidros dianteiros elétricos com função "one touch" para abrir o vidro do motorista - -
Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função "one touch" para abrir o vidro do motorista -
Volante de três raios com regulagem de altura
Aparência
Calotas integrais -
Faróis de neblina - -
Grade frontal com acabamento cromado
Maçanetas externas com acabamento cromado -
Maçanetas internas com acabamento cromado - -
Painel de Instrumentos "Fine Vision" - -
Retrovisores externos na cor da carroceria -
Revestimento das portas em tecido -
Rodas de aço de 15” e pneus 185/65 R15 -
Rodas de liga leve de 15” e pneus 185/65 R15 - -
Segurança
Airbags frontais para motorista e passageiro
Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
Alarme perimétrico com acionamento por controle remoto
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2)
Apoios de cabeça traseiros (2)
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis 2x 3x 3x
Freios ABS com Controle Eletrônico de Frenagem (EBD) e Assistência de Frenagem (BA) - -
Limpador de pára-brisa com 3 velocidades (com controle intermitente) -
Limpador de pára-brisa com 9 velocidades (com controle intermitente ajustável) - -
Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX) -
Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
Sistema de áudio
Preparação para áudio com antena e 2 alto-falantes - -
Rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar, conexão para iPod e 4 alto-falantes -

Galeria: Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V

Foto de: Julio Cesar
Envie seu flagra! flagra@motor1.com