A Honda apostou de forma certeira ao escolher o Brasil como primeiro país a fabricar o Honda Fit fora do Japão. Lançado em abril de 2003, o modelo acaba de atingir o marco de 500.000 unidades comercializadas no no mercado nacional. E o sucesso não é apenas local. Lançado no Japão em 2001, já soma mais de 6,3 milhões de unidades globalmente.
Produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, o Honda Fit está em sua terceira geração. Concebido sob o conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, o Fit maximiza o espaço disponível para as pessoas e minimiza o espaço necessário para os componentes mecânicos. O grande destaque desta filosofia é o sistema ULTRa Seat (Utility Long Tall Refresh), que permite acomodar diversos tipos de carga, criando tanto um assoalho plano para o transporte de volumes de grandes dimensões com o rebatimento do assento da segunda fileira de bancos.
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O Honda Fit também foi um dos primeiros automóveis do mercado a adotar, ainda em 2003, a transmissão do tipo CVT. Na geração atual, combinada ao motor 1.5 i-VTEC FlexOne de 116 cv à 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque à 4.800 rpm no etanol, ostenta nota A no CONPET - Inmetro. Em relação à segurança, o modelo da marca japonesa também vai bem, mantendo cinco estrelas na proteção de adultos e quatro estralas em segurança para crianças nos testes do Latin NCAP realizados em 2015.
Histórico do Honda Fit no Brasil
2003 – Lançado em abril nas versões LX e LXL, com motor 1.4 de 80 cv a gasolina e transmissão CVT;
2005 – Chegada da versão EX, com motor 1.5 VTEC de 105 cv;
2007 – Lançamento das versões flexfuel para o motor 1.4;
2008 – Produção da série especial S, com pacote visual esportivo;
2008 – Em outubro, foi lançada a segunda geração do Fit no Brasil, como modelo 2009, passando a se chamar New Fit. O carro chegou disponível em quatro versões: LX, LXL, EX e EXL;
2011 – A Honda amplia a gama de versões do Fit com a versão DX;
2012 – Facelift da segunda geração do New Fit trazia para-choques, faróis e grades com novo design, bem como aprimoramentos mecânicos;
2012 – Apresentado no Salão do Automóvel, o Fit Twist chega como uma versão aventureira desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro;
2013 – Fit é apresentado na versão CX automática, com ótimo custo-benefício;
2014 – Lançamento da terceira geração do Fit no Brasil.
Fotos: Gerações do Honda Fit