Com novo critério do Latin NCAP, nota do Fiat Palio cai para apenas uma estrela
O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado de mais uma rodada de testes. Foram dois modelos colocados à prova, o chinês BYD F0, que não é vendido por aqui, e o Palio. Testado pela segunda vez nesta geração (desta vez sob os novos critérios do órgão de segurança), o modelo da Fiat recebeu apenas uma estrela na segurança para adultos e três estrelas para a proteção infantil.
Leia também: Latin NCAP: Onix decepciona e Palio melhora; 208 consegue quatro estrelas
Produzido no Brasil e na Argentina, o Fiat Palio sofreu com o novo método de avaliação do LatinNCAP (mais rigoroso) e perdeu pontos em relação ao teste anterior, onde havia alcançado três estrelas na proteção para adultos.

De acordo com instituto, no teste de impacto frontal, a cabeça e pescoço do condutor e passageiro ficaram bem protegidos. Por outro lado, o peito do motorista mostrou proteção fraca. Havia ainda estruturas perigosas na área do painel que poderiam afetar o condutor e os joelhos do passageiro da frente. A cabine foi classificada como estável em relação ao impacto frontal.
Leia também: Fiat Palio 2017 chega com novidades e mantém preço inicial de R$ 42.410
Já no teste de impacto lateral, a cabeça e a pélvis tiveram proteção adequada, mas o abdome e o peito tiveram a proteção considerada fraca, que segundo o órgão explica o baixo resultado de apenas uma estrela. O modelo testado não tinha airbags laterais (opcional), mas contava com reforços estruturais nas portas e na parte interna do painel, o que explica a baixa penetração na cabine. Apesar da nota baixa, o Latin NCap elogiou o compacto da Fiat e afirmou que o mesmo foi projetado para oferecer uma boa proteção lateral.
Equipado com duplo airbag e cintos de segurança com pré-tensionadores, o Palio não possui controle de estabilidade, e como o modelo testado não tinha airbags laterais, o instituto não realizou o teste de impacto do poste (small overlap).
O Latin NCap também testou o modelo chinês BYD F0, que não é vendido no Brasil. O carrinho não possui airbags e recebeu zero estrela na proteção para adulto e apenas uma estrela para o ocupante infantil.
Fonte: Latin NCap
