Atualmente composta por quatro opções de carroceria, a família A3 deve passar por um processo de enxugamento nos próximos anos. Conforme relata o site Left Lane News, a Audi planeja extinguir do portfólio os modelos Cabriolet e 2 portas (3 portas no padrão europeu). O motivo seria o baixo desempenho comercial dessas versões no mercado, algo que não justificaria em termos financeiros a manutenção de ambos em produção.
A efeito de comparação, o Cabriolet emplacou apenas 19.400 unidades em todo o mundo durante 2015. Tirá-lo de linha significaria para a Audi direcionar recursos para outras áreas e o consequente investimento no desenvolvimento de modelos mais lucrativos. O mesmo vale para a carroceria de 2 portas, que acompanha o A3 desde a primeira geração e até hoje é um das preferidas dos fãs mais puristas.
Caso seja confirmada, a decisão poderá ter implicações em outros modelos, como o A1 e os próximos Volkswagen Golf e Polo. Todos perderiam as versões de portas simples, a exemplo de rivais como Ford Focus e Fiesta, e Peugeot 308 e 208.
Fotos: Divulgação e Arquivo CARPLACE
Galeria: Audi A3: com vendas em baixa, versões de 2 portas e Cabriolet devem sair de linha