Primeira "estrada elétrica" do mundo começa a funcionar na Suécia
Um passo à frente australianos com os seus rodotrens, um suecos foram além e implementaram algo que não é exatamente inovador mas bastante promissor da forma como foi aplicado. Chamada de "estrada elétrica", a ideia parece inspirada no mundo de locomotivas e trólebus.

Inaugurado em 22 de junho perto da cidade de Gävle, na região central da Suécia, o projeto é resultado de uma parceria entre o governo sueco e o setor privado tendo como objetivo mostrar mais uma alternativa para o transporte livre de emissões.

Funcionando inicialmente em um trecho de dois quilômetros, a tecnologia condutora foi desenvolvida pela Siemens com a Scania fornecendo os caminhões G 360 4×2 movidos a eletricidade, que irão operar em condições reais de tráfego.
Para circular na via elétrica, as Scanias receberam um pantógrafo e um coletor de energia na parte posterior da cabine. Assim que os caminhões saem do trecho eletrificado o pantógrafo é desligado e a energia passa a ser fornecida pelo propulsor de 9.0 litros de 364 cv movido a biodiesel que trabalha ligado ao motor elétrico de 130KW e 107,1 kgfm de torque movido a bateria.

A estrada elétrica é um componente fundamental para alcançar a meta ambiciosa de uma frota de veículos eficientes e livre de combustíveis fósseis até 2030 na Suécia.
Fotos: Scania (Divulgação)


