VW Golf nacional deverá ganhar versão 1.0 TSI ainda neste ano

Durante uma conversa informal com engenheiros da VW durante o lançamento do up! TSI, ouvimos que o motor 1.0 turbo com injeção direta já estava pronto para outras aplicações. Informação que, apesar de não confirmada oficialmente pela marca, faz todo o sentido: na Europa este propulsor equipa o Polo, o Golf e até o Audi A3 (só chegou ao up! recentemente), o que aumenta a escala e reduz seu custo de produção. De acordo com uma fonte ligada à marca, o Golf nacional poderia ter estreado com esse motor. Mas teria sido uma opção do marketing lançar o Golf 1.6, por temer uma possível má reação do consumidor brasileiro a um Golf 1.0...
VW Golf nacional deverá ganhar versão 1.0 TSI ainda neste ano
Pois parece que agora a tecnologia venceu o temor. O TSI responde atualmente por mais de 40% das vendas do up!, e a boa resposta do mercado (aliada à recepção ruim do Golf 1.6) deverá fazer com que o Golf receba o motor 1.0 tricilíndrico turbinado ainda neste ano. "A apresentação acontecerá no máximo em novembro, no Salão do Automóvel", diz outro informante.
VW Golf nacional deverá ganhar versão 1.0 TSI ainda neste ano
Como de costume na Volkswagen brasileira, o Golf "mil" deverá chegar a conta-gotas. Primeiro, na versão Bluemotion dedicada à economia, que inclui um pacote aerodinâmico para reduzir o arrasto do ar e rodas e pneus específicos, entre outras mudanças para melhoria do consumo. Foi assim com a versão aspirada deste motor, o 1.0 EA-211, que equipou inicialmente o Fox Bluemotion e depois foi se espalhando pela gama - hoje está sob o capô do up!, Fox, Gol e Voyage.
VW Golf nacional deverá ganhar versão 1.0 TSI ainda neste ano
Pois foi justamente o Golf Bluemotion que nossos colegas do site Falando de Carro flagraram em testes nas proximidades da fábrica da VW na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), há algum tempo. Repare nas imagens (gentilmente cedidas ao CARPLACE) que o modelo tem a grade dianteira fechada e os logotipos "Bluemotion" na frente e nas laterais, além de a grafia TSI na traseira ser totalmente prata - no 1.4 TSI o "SI" é vermelho. Em relação ao motor que equipa o up!, o Golf TSI 1.0 terá potência e torque ampliados para dar conta do maior porte do hatch médio. Na Europa, ele rende 115 cv e 20,4 kgfm e trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas. O up! TSI nacional conta com 105 cv e 16,8 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Fotos: Falando de Carro

VW Golf nacional deverá ganhar versão 1.0 TSI ainda neste ano

Foto de: Daniel Messeder