Paris: novo Citroën C3 estreia em grande estilo, mas é dúvida para o Brasil

Revelado em junho deste ano, o novo Citroën C3 2017 estreia em grande estilo no Salão de Paris. Ousado por mesclar elementos modernos e retrô, o compacto aposta no nível de acabamento superior, personalização e mais recheio tecnológico. Crucial para a Citroën, o novo C3 é o primeiro compacto lançado desde o bem sucedido DS3, que foi perdido para a submarca DS. O sucesso da novidade pode comprovar, ou não, a capacidade da marca francesa de emplacar carros pequenos, como foi no passado.
Paris: novo Citroën C3 estreia em grande estilo, mas é dúvida para o Brasil
Mirando rivais como o Renault Clio e Peugeot 208, a nova geração do C3 deixa clara a inspiração no irmão maior C4 Cactus, além de outros modelos da marca. Medindo 3,99 metros de comprimento, ele é feito sobre a mesma plataforma do "primo" da Peugeot. Visto de frente, o destaque é o conjunto ótico em 3 níveis: piscas e luzes diurnas acima, faróis ao centro e luzes de neblina abaixo. A lateral traz um perfil semelhante ao compacto da Peugeot, mas traz proteção plástica nas caixas de rodas e os inovadores Airbumps, enquanto a traseira fica mais convencional e recebe para-choques com pintura parcial e lanternas mais quadradas inspiradas na linha DS. Outros diferenciais são a pintura em dois tons, nove opções de cores para a carroceria e três para o teto, que permitem 27 combinações ao todo.
Paris: novo Citroën C3 estreia em grande estilo, mas é dúvida para o Brasil
No interior é que se percebe a mistura entre o retrô e o moderno: painel de linhas retas, volante com base achatada, detalhes de acabamento com cantos arredondados por toda a parte e alças nos puxadores das portas. Abolindo os botões, tudo está integrado a nova tela de 7" no console central. O novato também conta com a Connect Cam, acoplado ao retrovisor interno que captura imagens e vídeos para as redes sociais. Ainda há comodidades como comandos de voz, monitoramento de pontos cegos e alerta de saída de faixa, entre outros itens. Mecanicamente, não há surpresas: a gama de motores traz a nova família Puretech 3 cilindros em versões 1.0 de 68 cv, 1.2 de 82 cv e 1.2 turbo de 110 cv. A diesel estará disponível o 1.6 BlueHDi com 75 ou 100 cv de potência. Inicialmente todos com caixa manual de seis marchas, mas posteriormente será oferecido o câmbio automático de 6 marchas.
Paris: novo Citroën C3 estreia em grande estilo, mas é dúvida para o Brasil
A Citroën disse ainda que a família C3 vai crescer ao longo dos próximos 18 meses. Além do substituto para o C3 Picasso, a marca também desenvolve nesta mesma plataforma um SUV compacto para rivalizar com Nissan Juke e Opel Mokka. Questionada sobre a previsão de chegada ao Brasil, a Citroën insistiu em afirmar que o novo C3 não será lançado por aqui e que tem outros planos para o nosso mercado. A conferir... Com Daniel Messeder, de Paris (França) Viagem a convite da Anfavea Fotos: autor/divulgação

Paris: novo Citroën C3 estreia em grande estilo, mas é dúvida para o Brasil

Foto de: Redação