Salão de Pequim tem invasão de modelos tamanho "Large"

Observar o trânsito nas ruas de Pequim expõe a diversidade e peculiaridades do maior mercado automotivo do mundo. Em meio às scooters, bicicletas motorizadas e triciclos de todos os tipos imagináveis, é fácil perceber que a grande maioria dos veículos é de origem local. O segundo nível de evolução ficam com os motoristas de carros de marcas estrangeiras e premium. Mas há um segmento de destaque, que aparentemente é o de maior status por lá: o de carros de tamanho L. Apesar da estatura média dos chineses ser baixa, é comum ver os sedãs alongados com o motorista e o patrão, ou patroa, sendo conduzidos com muito espaço no banco traseiro. Vimos o reflexo desse nicho no Salão do Automóvel de Pequim com a estreia mundial de modelos com entre-eixos alongados exclusivamente para o mercado chinês.
Salão de Pequim tem invasão de modelos tamanho "Large"
Um dos alongados para a China é o novo Jaguar XF L. Para os chineses, esta versão oferece espaço extra para os passageiros dianteiros e 116 mm a mais para os joelhos dos passageiros traseiros graças ao acréscimo de 140 mm no entre-eixos. Visualmente, o XF L permanece idêntico ao XF, excepto pelas portas traseiras que obviamente cresceram um pouco. Por dentro, outra novidade são as telas de oito polegadas colocadas na parte traseira dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. A mudança mais significativa está no peso, cerca de 200 kg a mais no total. Por lá, as opções de motores são o 2.0 turbo com configurações de 200 cv e 240 cv e um 3.0 V6 de 340 cv, ambos associados ao câmbio ZF automático de oito marchas.
Salão de Pequim tem invasão de modelos tamanho "Large"
Construído na China para a China, a Mercedes também fez a estreia do novo Classe E L. Também chamada de Saloon, este é o primeiro Classe E vendido no mundo com o entre-eixos de 3.079 mm, que também cresceu 140 mm, e comprimento total de 5.063 mm. Assim, destaca que o espaço para as pernas ficou 134 mm maior. Assim como o Jaguar, as portas também cresceram para facilitar o acesso.
Salão de Pequim tem invasão de modelos tamanho "Large"
A Audi também não ficou de fora da onda Large Size. Destacando mais espaço e menos espaço, apresentou em Pequim o Audi A4 L. Com o tamanho total de 4.810 mm, traz o entre-eixos menor que os dois rivais: 2.910 mm, apenas 4o mm maior que o modelo tradicional. Obviamente perde no espaço interno para as duas outras novidades, mas ganha em eficiência pois ficou 110 kg mais leve do que a geração anterior. A montadora alemã também destaca o coeficiente aerodinâmico de 0.23, o que contribui significativamente para reduzir o consumo e ruído interno.
Salão de Pequim tem invasão de modelos tamanho "Large"
No estande da BMW, os holofotes não estavam voltados para um sedã, mas sim para o novo X1. Olhando rapidamente, nem dá para notar, mas até o SUV alemão teve que se adaptar ao gosto alongado do consumidor local. Assim, nasceu o BMW X1 L. O modelo oferece entre 50 e 180 mm a mais de espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro graças às novas medidas da distâncias entre os eixos. Por: Fábio Trindade, de Pequim (China) Fotos Auto China/Divulgação Viagem a convite da Lifan Motors do Brasil

Fotos: Carros tamanho L do Salão da China

Salão de Pequim tem invasão de modelos tamanho "Large"

Foto de: Fábio Trindade