Toyota planeja construir nova fábrica na Argentina para produzir híbridos
Nesta semana, a divisão local da Toyota começou a procurar um local para construir sua segunda fábrica na Argentina. A marca japonesa pretende ser a primeira a fabricar carros híbridos no país, com possibilidade de exportar aos Estados Unidos.
Caso o projeto se concretize, a Toyota será a primeira montadora a ter duas fábricas no país vizinho. A marca procura expandir suas atividades num momento em que o mercado local enfrenta uma queda de 30% nos últimos dois anos e o Brasil (que recebe 80% das exportações argentinas) em profunda recessão.

Em entrevista ao diário Ambito Financeiro, o presidente da Toyota Argentina, Daniel Herrero, disse: "Estamos buscando um local. Ainda não sabemos onde, mas não será em Zárate, porque nesta região não há mais grandes espaços disponíveis."
Ambicioso, o projeto engloba a produção de um veículo híbrido inédito e ainda aposta no ingresso ao mercado norte-americano. Tudo parte da estratégia global da Toyota, que projeta para 2020 que 50% de sua produção total seja de carros híbridos.

De olho no futuro, a marca japonesa aposta que o Brasil comece a se recuperar em 2017 e a demanda externa também aumente. Isso faria com que a capacidade produtiva da atual fábrica de Zárate (que produz Hilux e SW4) fique saturada. Sem contar os novos mercados conquistados: Peru, Equador, Chile e Bolívia. "Temos 5.000 colaboradores, então se queremos crescer precisa ser com outra fábrica", completou Herrero.


Galeria: Toyota planeja construir nova fábrica na Argentina para produzir híbridos
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com