Conheça o Kodiaq, o primeiro SUV da história da Skoda

Após a divulgação de diversos teasers, a Skoda finalmente oficializa a apresentação do Kodiaq. Primeiro SUV produzido pela marca tcheca em toda sua história (o Yeti é um misto de monovolume com crossover), o modelo toma como base a plataforma MQB do grupo Volkswagen e tem estreia pública marcada para o final deste mês, durante o Salão de Paris. O design não nega inspiração no conceito Vision S, revelado em Genebra, e em lançamentos recentes, como o Octavia. A Skoda fala que o Kodiaq supera todos os concorrentes em tamanho e espaço interno, tendo nada menos que 4,70 metros de comprimento e 2,79 metros de distância entre-eixos. O interior acomoda até 7 passageiros em três fileiras de assentos, sendo possível acomodar entre 720 e 2.065 litros de bagagem no porta-malas. Para quem precisa carregar objetos grandes, a marca antecipa que itens de até 2,80 metros podem ser facilmente transportados.
Conheça o Kodiaq, o primeiro SUV da história da Skoda
No interior, o layout do painel é caracterizado por elementos verticais, como as saídas de ventilação, bem como pela presença de recursos tecnológicos. A tela do sistema de entretenimento vai em destaque no centro do painel e opera através do sistema  Skoda Connect. Há compatibilidade com Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink, assim como possibilidade de realizar chamadas de emergência (eCall). A tela, sensível ao toque, pode ser de 6,5" ou 8". Há ainda o sistema Phonebox, que carrega smartphones por indução.
Conheça o Kodiaq, o primeiro SUV da história da Skoda
Sob o capô, são ao todo cinco opções de motorização, incluindo um bloco 2.0 TDI de 150 ou 190 cv, um 1.4 TSI de 125 cv e um 2.0 TSI de 190 cv. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado DSG de seis ou sete velocidades (sendo este último novidade na marca e exclusivo das versões de topo). A tração pode ser dianteira ou integral. A condução pode ser otimizada através de três modos: Normal, Eco e Sport, selecionados através do Driving Mode Select.
Conheça o Kodiaq, o primeiro SUV da história da Skoda
As vendas nos principais mercados da Europa serão iniciadas ainda neste ano. Os principais concorrentes serão Hyundai Santa Fe, Kia Sorento e versões de entrada do Land Rover Discovery Sport. Galeria Skoda Kodiaq: Fotos: divulgação 

Conheça o Kodiaq, o primeiro SUV da história da Skoda

Foto de: Dyogo Fagundes