Recall: Fusion e New Fiesta têm risco de abertura das portas em movimento

A Ford Motor está fazendo um recall nos Estados Unidos, mas que pode se refletir e abranger também unidades do New Fiesta e Ford Fusion que foram vendidos no Brasil.  De acordo com a agência de notícias americana, Automotive News, a convocação envolve cerca de 390.000 carros e foi motivada em decorrência de um problema que pode impedir o travamento das portas, que em sua decorrência, pode resultar na abertura involuntária durante a condução. 
Recall: Fusion e New Fiesta têm risco de abertura das portas em movimento
O recall abrange unidades do New Fiesta produzidos entre 2012 e 2014, Ford Fusion e Lincoln MKZ, estes dois fabricados entre 2013 e 2014 Lincoln MKZ.  Todos as unidades envolvidas nesta convocação foram produzidas no México. Segundo o National Highway Traffic Safety Administration, órgão que fiscaliza a segurança no trânsito nos Estados Unidos, foram recebidas mais de 600 queixas e 1.000 reclamações relacionadas ao sistema de travamento das portas. As análises das ocorrências começaram em setembro do ano passado. Ao órgão, a Ford disse que sabe de apenas casos de ferimentos leves, um causado pela abertura da porta quando a pessoa tentou fechá-la e um incidente em que uma porta se abriu e atingiu outro veículo durante uma manobra de estacionamento. Segundo os documentos do NHTSA, a Ford recebeu 69 queixas de abertura das portas enquanto o veículo estava em movimento.
Recall: Fusion e New Fiesta têm risco de abertura das portas em movimento
Um proprietário de um Fiesta 2013 proprietário escreveu em uma denúncia à NHTSA que o problema ocorreu em duas ocasiões, sendo que para levar o carro para concessionária teve que amarrar a porta com uma corda de carga. O problema está relacionado com a potencial quebra de uma "guia de mola da lingueta" no trinco, o que impede de se manter a porta travada. O problema afeta 336.873 carros nos Estados Unidos, 30.198 unidades no Canadá e 22.514 no México. Como os modelos New Fiesta e Ford Fusion produzidos no México no mesmo período também foram comercializados aqui, é provável que a ação corretiva também envolva unidades no Brasil.

Recall: Fusion e New Fiesta têm risco de abertura das portas em movimento

Foto de: Redação2