Nem mesmo a Honda esconde que o atual Civic está começando a se despedir do mercado. Nos EUA, a nova geração do sedã já foi flagrada diversas vezes em testes (ainda que camuflada). Mais do que isso, a marca exibiu no Salão de New York a versão conceitual do próximo Civic, no modelo cupê que vai ficar no lugar do atual Si vendido aqui como importado. Não bastasse toda essa exposição, ainda vazaram na internet patentes com desenho final do veículo, nas configurações sedã e cupê.
Novo Honda Civic 2016: veja imagens em 3D exclusivas!
De posse dessas imagens, somadas às informações de bastidores obtidas por nossa equipe, CARPLACE sai na frente mais uma vez e mostra agora o pacote mais completo sobre o novo Civic já publicado. Isso, claro, inclui o trabalho minucioso do designer digital Du Oliveira, que reproduziu com exclusividade diversas projeções do próximo Honda em 3D. As imagens são de tal detalhismo que nos permite observar os jogos de luz e sombra da carroceria, bem como o arrojo do design.
Novo Honda Civic 2016: veja imagens em 3D exclusivas!
Isso mesmo: depois de uma oitava geração bastante ousada, a nona foi apenas uma evolução discreta - mudança essa que não foi muito bem aceita nos EUA. Tanto é que esta nova geração do Civic (a décima) ficou a cargo do time de desenvolvimento norte-americano da Honda. Afora o desenho bem mais impactante, o sedã vai crescer substancialmente, na linha do que aconteceu com o arquirrival Toyota Corolla. Como anteciparam as imagens de patente, a distância entre-eixos será ampliada (podendo até passar dos 2,70 metros), bem como o comprimento total - passando dos 4,50 m.
Novo Honda Civic 2016: veja imagens em 3D exclusivas!
As novas medidas visam ampliar o espaço interno, mantendo a boa solução do assoalho traseiro plano, e também o porta-malas, que cresceu na última mudança, mas não a ponto de se igualar aos melhores da classe. A Honda ainda mantém segredo absoluto sobre o painel, mas esperamos que seja mantido o quadro de instrumentos em dois andares, com velocímetro digital - ainda um belo diferencial em relação à concorrência.
Novo Honda Civic 2016: veja imagens em 3D exclusivas!
Em termos visuais, a parte mais ousada do Civic 2016 estará na traseira, com lanternas que invadirão a tampa do porta-malas por cima, com um rasgo pontiagudo - na versão cupê a lanterna atravessará toda a tampa. Isso deve corrigir o atual ponto fraco da atual geração, que é aquele refletor no meio da tampa, que não combina com a lanterna nas pontas da carroceria. O teto ganha formato de arco, enquanto a traseira seguirá a linha da capota em queda suave. Na frente, o sedã vai adotar a filosofia Solid Wing Face dos Honda mais modernos, com faróis afilados incorporados à grade destacada (incluindo um friso cromado como uma "sobrancelha"). Veja no detalhe das projeções que retiramos o refletor laranja dos para-lamas, pois é um item da versão norte-americana que não deverá pintar por aqui. As rodas deverão ser de 16" e 17", dependendo da versão.
Novo Honda Civic 2016: veja imagens em 3D exclusivas!
Por falar em versão, as atuais LXS 1.8 deverão deixar de ser oferecidas em nosso mercado. Hoje elas respondem por apenas 4% das vendas do Civic no Brasil, e além do mais o motor 1.8 já está sendo usado em modelos menores, como o HR-V (derivado do Fit). Restaria então o 2.0 FlexOne para o Civic de entrada, sendo que os mais caros vão estrear o novíssimo 1.5 turbo flex que a Honda brasileira trabalha desde 2013 para adaptar ao uso de etanol. Dados de potência e torque ainda não foram revelados, mas sabe-se que o propulsor pode render até 204 cv e 26,5 kgfm. Junto com o motor 1.8 também deve ir embora a opção do câmbio manual de seis marchas (menos no esportivo Si), bem como a atual transmissão automática de cinco velocidades. No lugar, o Civic terá exclusivamente um câmbio CVT que pode simular até sete relações, semelhante ao usado no HR-V.
Novo Honda Civic 2016: veja imagens em 3D exclusivas!
Entre os novos equipamentos, haverá alerta de colisão frontal e controle de cruzeiro adaptativo - ainda que estes itens não estejam confirmados para a versão brasileira. O lançamento nos Estados Unidos deve acontecer ainda neste ano, enquanto no Brasil a estreia está prevista para meados de 2016 ou no máximo outubro, durante o Salão do Automóvel. Por Daniel Messeder Projeções: Du Oliveira

Galeria de imagens: novo Civic 2016 (projeções, patentes e protótipo)

Galeria: Novo Honda Civic 2016: veja imagens em 3D exclusivas!

Envie seu flagra! flagra@motor1.com