Não é segredo que a Volkswagen vem trabalhando numa versão mais brava do Golf R, principalmente depois da apresentação do primeiro conceito Golf R400 no Salão de Beijing 2014. E para a alegria dos entusiastas, um executivo da marca confirmou nesta semana que o hot-hatch terá mesmo uma versão de produção. Em entrevista a revista CAR, Heinz-Jakob Neusser, chefe da divisão de powertrain, disse: "Nós temos o Golf mais esportivo de todos os tempos, já que em breve teremos o Golf R400 - vamos fazer este carro. Estamos, de fato, no desenvolvimento dele agora".
Golf R de 420 cv está confirmado e pode ser o hot-hatch mais rápido do mundo
Em termos de visual, o R400 tem visual inspirado nas versões GTI e R, mas terá um pacote aerodinâmico revisado com splitters e um novo spoiler. Também terá freios reforçados para lidar com a potência extra.
Golf R de 420 cv está confirmado e pode ser o hot-hatch mais rápido do mundo
Mecanicamente, o VW Golf R400 será o primeiro carro de produção a estrear o novo motor 2.0 litro turbo conceito Audi TT Quattro Sport Concept. Com este motor de 420 cv e 45,9 kgfm de torque o super Golf acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Adicione o sistema Haldex de tração integral permantente e o Golf R400 poderá se tornar o hot-hatch de produção mais rápido do mundo.
Golf R de 420 cv está confirmado e pode ser o hot-hatch mais rápido do mundo
A estreia é aguardada para o Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, com as primeiras entregas previstas para o fim de 2015 ou início de 2016. Em relação ao preço, o R400 deve custar em torno de 50 mil euros. Galeria: Golf R400 Concept

Galeria: Golf R de 420 cv está confirmado e pode ser o hot-hatch mais rápido do mundo

Foto de: Julio Cesar
Envie seu flagra! flagra@motor1.com