Maratona com os veículos mais econômicos do mundo acontecerá nos EUA

Entre os dias 9 e 12 de abril, a cidade de Detroit, nos Estados Unidos, recebe pela primeira vez a competição Shell Eco-Marathon, que desafia equipes de estudantes de todo o mundo para projetar, construir e testar veículos ultra-eficientes em termos energéticos. A competição, que começou como uma aposta entre dois engenheiros em 1939, agora é global, e atrai estudantes de engenharia, vindos de todas as partes do mundo.

Entre os competidores estão mais de 1.000 estudantes secundários e universitários de todas as Américas – incluindo Brasil, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos. Em um carro em forma de torpedo e movido por um motor de cortador de grama Honda GX160 modificado, a equipe Supermileage de estudantes da Universidade de Michigan competirá com outros 130 times e prevê um consumo médio de 637,72 km/l, mas busca alcançar 1402,97 km/l.

Com eventos anuais ocorrendo primeiro nas Américas, e logo na sequência na Europa e na Ásia, os vencedores são os times que conseguem percorrer uma distância maior utilizando a menor quantidade de energia/combustível. Esse tipo de competição serve para acender o debate sobre o futuro da mobilidade e inspirar os jovens engenheiros a testar os limites da eficiência de combustível.