Porsche lidera ranking de clientes satisfeitos pela 11ª vez seguida

Organizado pela empresa de consultoria JD Power há pelo menos 20 anos, o prêmio APEAL (Automotive Performance, Execution and Layout) elegeu nesta edição de 2015 a Porsche como a marca possuidora dos clientes mais satisfeitos dos Estados Unidos. A pesquisa é realizada diretamente com os proprietários e leva em consideração pelo menos 77 quesitos, entre eles design, dirigibilidade, conforto e eficiência do conjunto mecânico. A marca alcançou 874 pontos de 1000 possíveis e levou o título pela 11ª vez seguida.
Porsche lidera ranking de clientes satisfeitos pela 11ª vez seguida
O segundo lugar foi ocupado pela Jaguar e nas quatro posições seguintes se destacaram apenas fabricantes europeias: BMW, Mercedes-Benz, Audi e Land Rover. Nas quatro colocações restantes, fechando o Top 10 premium, figuram Lincoln, Cadillac, Infiniti e Lexus. No geral a média do mercado foi de 798 pontos e, entre as marcas generalistas, se classificaram nas três primeiras posições Mini, Hyundai e Volkswagen. Já Chevrolet, Mazda, Scion, Fiat, Mitsubishi e Dodge ficaram abaixo da média.
Porsche lidera ranking de clientes satisfeitos pela 11ª vez seguida
A análise também foi feita levando em conta cada segmento. Na categoria SUV grande de luxo, o Infiniti QX80 levou a melhor à frente de Cadillac Escalade e Range Rover Vogue. O Dodge Challenger foi o melhor muscle-car, desbancando Camaro e Mustang. Na Mazda, o Mazda6 foi o melhor sedã de porte médio, enquanto o CX-5 o mais bem ranqueado SUV compacto. O Volkswagen Golf foi eleito o melhor compacto, enquanto a Ford F-150 venceu na categoria picape grande. Por fim, o Porsche Macan foi eleito o melhor premium esportivo de porte compacto.

Porsche lidera ranking de clientes satisfeitos pela 11ª vez seguida

Foto de: Dyogo Fagundes