Segredo! Revelamos as formas do mini Fiat que chega em 2016

Muito se tem falado sobre a nova fábrica da FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) em Goiana (PE), de onde já sai o Jeep Renegade e sairá a picape média da Fiat e ainda um SUV médio com a sigla Jeep. Mas quem conhece a Fiat sabe que ela pensa pequeno - não no sentido de mercado, mas sim de veículos! A especialidade da casa são os compactos. Basta ver que a filial brasileira tem Palio Fire, Uno, novo Uno, Palio, Punto e 500 - todos hatches medindo até cerca de 4 metros de comprimento. E vem mais um filhote aí! Você já deve ter ouvido falar em "mini-Fiat" ou "City-car" da Fiat, uma espécie de Uno ligeiramente encurtado e simplificado para assumir o lugar do velho Palio Fire. Pois bem, hoje esse carro atende pelo código de projeto X1H e está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2016, com produção em Betim (MG). A previsão inicial era fim de 2015, mas o cronograma atrasou e a marca passou outros projetos na frente. Antes dele chegam a picape média e a nova família de motores pequenos: 1.0 3-cilindros (que estreia no Uno entre outubro e dezembro) e 1.4 16V, que surgirá em Uno e Palio nos primeiros meses do ano que vem. A plataforma do X1H partirá da atual 327 usada pelo Uno, mas encurtada em comprimento e, acredite, entre-eixos - sendo que o Uno tem apenas 3,77 m e 2,37 m nestas medidas, respectivamente. O aproveitamento de componentes do Uno será visível ao consumidor, uma vez que até o para-brisas será o mesmo. Na parte interna também deverá haver muitas comandos em comum com o irmão maior. Lembre-se que o Uno passou por uma reestilização recentemente e ganhou refinamento na cabine - menos na versão Vivace, que manteve o estilo anterior e deve sair de cena com a chegada do novo compacto. Portanto, abriu-se um espaço para ter um carro de entrada abaixo do Uno. A aposta da Fiat, dizem nos corredores da empresa, é ter um carro do porte do VW up!, mas com preço mais agressivo.
Segredo! Revelamos as formas do mini Fiat que chega em 2016
Para isso espere um carro simples, com painel baseado no do Uno Vivace e oferta apenas de versões equipadas com motor 1.0 - já o novo 3-cilindros 12 válvulas que renderá, segundo apuramos, torque superior a 10 kgfm e cerca de 80 cv de potência. Menor que o Uno, o modelo deverá apostar na altura do teto para conseguir espaço suficiente para quatro adultos, certamente com porta-malas bem limitado. A Fiat vai bancar no X1H a solução da tampa traseira de vidro (como no up! europeu), solução que diminui peso e custos, mas que a VW preferiu não adotar no up! nacional. Até pouco tempo testado sob a carroceria do Uno, o novo compacto da Fiat começou a rodar com a carroceria definitiva, mas ainda bem camuflado. Para se ter ideia, a "mula" usa faróis do antigo Palio G4 e lanternas do Palio Fire, embora revele a inclinação do para-brisa e as linhas das janelas. O formato geral não será muito diferente do Uno, com frente curta, teto elevado e traseira com corte abrupto. Mas o desenho terá personalidade própria, como antecipam nossas projeções exclusivas, muitíssimo bem executadas pelo designer digital Du Oliveira.
Segredo! Revelamos as formas do mini Fiat que chega em 2016
Partimos do desenho básico e recorremos à nossa rede de informantes para pegar os detalhes do X1H. Segundo gente ligada à marca, o hatch terá uma dianteira robusta, com a linha do capô definindo o topo da grade e dos faróis. A grade não será assimétrica, como acontece no Uno, e os faróis serão mais estreitos e puxados para as laterais, formando uma ponta arredondada na junção de capô e para-lama. A porta dianteira terá recorte semelhante à do Uno, mas a traseira virá formato um pouco menor (devido ao entre-eixos mais curto), sendo a janela traseira com corte invertido, mais larga na parte superior. Visto de traseira, o compacto vai se diferenciar pela tampa inteiramente de vidro com acabamento preto na parte inferior. As lanternas manterão o formato vertical, mas não ficarão nas colunas como no Uno, e sim na parte de baixo, terminando na mesma linha da base da tampa. A placa será posicionada no para-choque, por conta da tampa de vidro. Uma das atrações do X1H, além do preço (hoje estimado em R$ 25 mil), promete estar no consumo de combustível. Mais leve que o Uno e herdando o motor 1.0 tricilíndrico, ele pode receber também, como opcionais, o sistema start-stop e a direção elétrica (que não rouba potência do motor), entrando na briga pelo título de carro mais econômico do mercado - honra que hoje pertence ao up!, de acordo com nossas medições. Por Daniel Messeder Projeções: Du Oliveira, exclusivo para o CARPLACE

Galeria: City Car Fiat 

Segredo! Revelamos as formas do mini Fiat que chega em 2016

Foto de: Daniel Messeder