Baseado na plataforma T6 da Ranger e principal representante da Ford no segmento de SUVs na região da Ásia e Oceania, o Everest ganhará cidadania sul-africana em breve. Conforme a marca divulgou anteriormente, o utilitário será produzido na fábrica que a marca mantém em Pretória no último trimestre deste ano, dividindo as linhas de montagem com a irmã picape. Ao todo serão investidos US$ 170 milhões, o que resultará na geração de algo em torno de 1.200 novos empregos.
O Everest já é vendido na África do Sul, mas atualmente apenas importado da Tailândia. Com a fabricação local, a meta de Ford é ampliar o leque de versões e oferecer novas opções de motor, incluindo o 2.2 turbodiesel Duratorq para ficar abaixo do 3.2 de cinco cilindros também turbodiesel. Dessa forma, o SUV passará a ser montado em quatro países distintos: China, Tailândia, Índia e a própria África do Sul. Em alguns mercados o modelo também é conhecido pelo batismo Endeavor.
A Ford espera repetir com o modelo o sucesso da Ranger e ao mesmo tempo exportá-lo para toda a África Subsaariana. A efeito de comparação, a marca emplacou durante 2015 no mercado sul-africano 78.471 veículos, dos quais 33.920 foram apenas da picape.
Everest longe do Brasil
O lançamento do Everest ao Brasil chegou a ser cogitado, mas, segundo a Ford local, o preço do modelo ficaria muito perto dos valores cobrados pelo crossover Edge, o qual a marca acredita ter mais mercado por aqui. Dessa forma, por enquanto a produção do SUV na Argentina (de onde vem a Ranger) está fora dos planos.
Galeria Ford Everest:
Galeria: Incerto para o Brasil, Ford Everest também será feito na África do Sul