Pioneiro em seu segmento, o Range Rover foi apresentado ao mundo em 1970 e é o modelo mais luxuoso da Land Rover. Foi o primeiro veículo a aliar o conforto dos sedãs à capacidade de trafegar em todos os tipos de terrenos. Até então, não existiam veículos de luxo com uso misto. Veja a seguir oito fatos curiosos sobre a trajetória do modelo mais refinado da marca inglesa:
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
1 – Foi o 1º SUV de luxo do mundo Apresentado em 1970, o Range Rover pode ser considerado o primeiro SUV de luxo do mundo. Ele foi o primeiro veículo a unir o luxo presentes nos sedãs da época com a mesma capacidade e robustez para se trafegar em qualquer tipo de terreno.
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
2 – Cruzou o pântano de Darien Para demonstrar a capacidade fora de estrada do modelo, a Land Rover colocou o Range Rover na expedição British Trans-Americas Expedition. Liderada pelo explorador britânico John Blashford-Snell, a expedição saiu do Alasca (EUA) em 3 de janeiro de 1971 e terminou na Terra do Fogo (Argentina) em 10 de julho de 1972. 3 – É o veículo preferido das celebridades Preferido por várias celebridades ao redor do mundo, o Range Rover coleciona várias histórias. Em 1982, durante uma viagem do Papa João Paulo II à Inglaterra, uma unidade do Range Rover foi convertida em Papa-Móvel para transportar o Sumo Pontífice. A Rainha Elizabeth II da Inglaterra também possui um Range Rover em sua garagem. Famosos como Keira Knightley, Bruce Sprinsteen, Madonna, Michael Jordan e Jack Nicholson também estão entre os proprietários do utilitário.
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
4 – Já ganhou o Paris-Dakar Em 1979 o Range Rover participou pela primeira vez do famoso rali Paris Dakar. Pilotado pelo francês Alain Génestier, o modelo venceu logo em sua estreia na categoria automóveis e depois novamente em 1981.
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
5 – Primeiro SUV feito em alumínio Na quarta geração, lançada em 2012, o Range Rover se tornou o primeiro SUV do mundo com carroceria totalmente produzida em alumínio. A redução de peso de até 420 kg  em relação ao modelo anterior, o deixou mais econômico e com menores emissões de CO2.
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
6 – Lançou no mercado o Terrain Response Um dos pioneirismos foi do modelo foi o Terrain Response. Na prática um botão que transforma o carro de acordo com o tipo de terreno em que se está trafegando. Em 1997, a versão não identificava automaticamente o terreno como faz a versão atual do Terrain Response 2 (lançado na quarta geração do Range Rover), mas já ajustava aceleração, suspensão, tração e relação de marchas para terrenos arenosos, escorregadios ou pedregosos.
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
7 – Versão SV Autobiography é o SUV mais sofisticado do mundo A Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover usou e abusou do luxo  para criar a versão SV Autobiography – que permite a maior gama de customização do mercado. Entre os mimos estão os dois assentos traseiros que reclinam como a primeira classe de um avião. Sob o capô, o motor V8 Supercharged com 550 cv de potência e 580 Nm de torque equipa o carro.
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
8 – Leva os turistas para a viagem mais luxuosa do mundo Em parceria com a Abercrombie & Kent, agência especializada em viagens de luxo, a Land Rover disponibilizou um Range Rover SV Autobiography para levar os turistas que adquirirem o pacote de viagem mais luxuoso do mundo. O roteiro gourmet inclui a Provença francesa, o Lago Como na Itália, as montanhas Atlas no Marrocos, o Grand Canyon dos EUA, o Atacama no Chile e a Tasmânia da Austrália e custa a bagatela de £ 100 mil e parte de Londres, Reino Unido.

Galeria: Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover

Foto de: Redação2
Envie seu flagra! flagra@motor1.com