Ford cria limitador de velocidade inteligente que evita acidentes e multas
A Ford vai introduzir uma tecnologia inovadora no novo S-Max 2015, que pode tornar impossível ultrapassar o limite de velocidade, evitando possíveis acidentes e multas indesejadas. O equipamento será oferecido em outros modelos no mundo futuramente. Equipado com uma câmera dianteira, o sistema Intelligent Speed Limiter reconhece os sinais de trânsito e ajusta automaticamente a velocidade máxima aos limites legais da via, se comunicando também com o sistema de navegação de bordo.
Ford cria limitador de velocidade inteligente que evita acidentes e multas
"Os motoristas nem sempre percebem que estão acima do limite de velocidade e, muitas vezes, só descobrem que estavam indo rápido demais depois de receber uma multa pelo correio ou ser parados pela fiscalização", afirma Stefan Kappes, supervisor de Segurança Ativa da Ford Europa. "O limitador de velocidade inteligente pode tirar esse estresse do motorista, ajudando-o a se manter dentro do limite legal de velocidade." A fabricante norte-americana diz que será uma vantagem especial ao dirigir em estradas com constante mudança de limites de velocidade, e também em estradas pelas quais o motorista não está familiarizado.
Ford cria limitador de velocidade inteligente que evita acidentes e multas
O equipamento permite ao motorista definir a velocidade máxima do veículo por meio de comandos no volante e conta com uma câmera montada no para-brisa que monitora os sinais de trânsito. Quando o limite de velocidade é menor que o programado ele faz a redução necessária e, se o limite aumenta, é novamente reprogramado. Segundo a Ford, o limitador inteligente de velocidade é capaz de atuar numa faixa de 30 a 200 km/h e produz uma desaceleração suave, reduzindo a alimentação de combustível para o motor em vez de aplicar os freios. Se o veículo ultrapassar a velocidade programada numa ladeira, por exemplo, ele dispara um alarme. O limitador inteligente de velocidade é o primeiro a combinar as tecnologias do limitador ajustável de velocidade e do reconhecimento de sinais, já disponíveis nos modelos Focus, Mondeo e Kuga na Europa.Caso necessário, o motorista pode desativar temporariamente o sistema, pisando firmemente no acelerador Galeria de fotos:

Galeria: Ford cria limitador de velocidade inteligente que evita acidentes e multas

Envie seu flagra! flagra@motor1.com