Flagra! Veja de perto o Fiat X1H, novo compacto que chega em 2016

Ainda conhecido pelo nome de projeto, X1H, o subcompacto da Fiat está rodando em testes com a carroceria final, como mostram essas fotos do nosso leitor Hugo Pompeo, que conseguiu flagrar o modelo estacionado - e bem de perto! Trata-se da maior aposta da Fiat no Brasil nos últimos anos, com lançamento previsto para meados de 2016. Como dá para perceber pelas fotos, o hatch será menor que o Uno em comprimento e entre-eixos, se assemelhando às dimensões do velho Mille. Haverá muitos componentes emprestados do Uno, mas apenas onde os olhos não vêm, como parte da plataforma 327, motor e câmbio. O carro flagrado já usava as calotas finais, dando a entender que a fase de testes se aproxima do fim. Conforme CARPLACE antecipou, o X1H ainda não chegará com o novo motor 1.0 GSE 3-cilindros que a Fiat está preparando - sua estreia será no Uno. Em vez disso, o novo popular usará mais uma versão atualizada do 1.0 Fire 4-cilindros, mantendo o câmbio de cinco marchas comum aos demais compactos da marca. Pelo menos no começo não está prevista versão com motor 1.4, sendo o foco do carrinho no segmento de entrada.
Flagra! Veja de perto o Fiat X1H, novo compacto que chega em 2016
De cara, no entanto, ele não será o carro mais barato da Fiat. Isso porque o Palio Fire não vai sair de linha assim tão fácil. A ideia da marca é mantê-lo ao lado da novidade enquanto houver demanda, para daí então decidir sobre o encerramento de sua produção. Quem deve "dançar" é o Uno Vivace, que ainda mantém a carinha "pré-reestilização". A expectativa é que o X1H tenha preço inicial abaixo dos R$ 30 mil, tendo o VW up! e o futuro Renault Kwid (previsto para o fim de 2016) como principais rivais. Para manter o preço abaixo do up!, espere por um carro simples, com painel baseado no do Uno Vivace e soluções para baixar o custo. Menor que o irmão, o X1H apostará na altura do teto para conseguir espaço suficiente para quatro adultos, certamente com porta-malas bem limitado. A Fiat vai bancar no modelo a solução da tampa traseira de vidro, solução que diminui peso e custos, mas que a VW preferiu não adotar no up! nacional. Quem já viu o carro final diz que ele terá uma dianteira robusta, com a linha do capô definindo o topo da grade e dos faróis. A grade não será assimétrica, como acontece no Uno, e os faróis serão mais estreitos e puxados para as laterais, formando uma ponta na junção de capô e para-lama. A porta dianteira terá recorte semelhante à do Uno, mas a traseira virá formato um pouco menor (devido ao entre-eixos mais curto), sendo a janela traseira com corte invertido, mais larga na parte superior. Visto de traseira, o compacto vai se diferenciar pela tampa inteiramente de vidro com acabamento preto na parte inferior. As lanternas não ficarão nas colunas como no Uno, e serão mais largas. A placa será posicionada no para-choque, por conta da tampa de vidro.
Flagra! Veja de perto o Fiat X1H, novo compacto que chega em 2016
Após o lançamento da picape Toro, marcado para depois do Carnaval, todas as atenções da Fiat se voltarão ao X1H. Mas, a julgar pelo resultado morno do up! nas vendas, será que o subcompacto da Fiat pode fazer sucesso? Agradecemos ao leitor Hugo Pompeo por enviar as imagens e compartilhá-las com os demais leitores do CARPLACE. Se você também flagrou um carro diferente, camuflado ou que ainda será lançado, envie seus cliques para contato@carplace.com.br!

Flagra! Veja de perto o Fiat X1H, novo compacto que chega em 2016

Foto de: Redação2