Um dos nomes mais lembrados quando o assunto é design no mundo automotivo, Giorgetto Giugiaro anunciou nesta semana que está oficialmente fora do Italdesign, estúdio que ele próprio fundou na Itália em 1968.
Giorgetto Giugiaro, criador de Golf, Passat e Punto, anuncia saída do Italdesign
Prestes a completar 77 anos de idade, dos quais 47 foram inteiramente dedicados à empresa, o designer sai de cena para se dedicar a projetos de interesse pessoal. Sua parte no negócio, hoje correspondente a 9,9%, será vendida à Audi, que já é dona de 90,1% e, dessa forma, passará a controlar 100% da companhia.
Giorgetto Giugiaro, criador de Golf, Passat e Punto, anuncia saída do Italdesign
VW Golf MK1, uma das criações de Giugiaro Junto com o filho Fabrizio, de 50 anos, Giugiaro diz que deixa o estúdio "amadurecido" e promete não influenciar nos projetos futuros. Um dos 13 homenageados do Hall da Fama Automotivo Europeu, o italiano acumula no currículo mais de 100 criações, boa parte modelos de sucesso até hoje. Entre elas, as primeiras gerações dos VW Golf, Passat e Scirocco; Audi 80, Fiat Uno, Panda, Punto e Palio; Alfa Romeo Alfetta GT e Brera; Lotus Esprit; Maserati Ghibli e até o icônico DeLorean DMC-12. Fotos: Giorgetto Giugiaro: 

Galeria: Giorgetto Giugiaro, criador de Golf, Passat e Punto, anuncia saída do Italdesign

Envie seu flagra! flagra@motor1.com