C5: um dos últimos Citroën a usar suspensão hidropneumática
Em entrevista concedida recentemente à agência
Automotive News Europe, a CEO da Citroën, Linda Jackson, confirmou os rumores que há algumas semanas foram levantados a respeito da emblemática suspensão hidropneumática. Recurso presente nos mais requintados veículos da empresa, a tecnologia será descontinuada em breve por ser considerada "antiga demais". Segundo a executiva, o objetivo é substituir o sistema por outro de eficiência semelhante, porém mais moderno.
Sinônimo de conforto e considerada um dos símbolos da Citroën, a suspensão hidropneumática foi projetada em 1955 com o objetivo de oferecer estabilidade em uma época na qual as ruas e estradas da França possuíam pavimentação de má qualidade. O sistema usa uma bomba hidráulica com esferas pneumáticas preenchidas com nitrogênio e foi tão revolucionário que até hoje é usado sob licença pela Rolls-Royce em seus modelos de alto luxo.

Jackson não quis entrar em detalhes, mas adiantou que apesar da aposentadoria da tecnologia os modelos da marca seguirão tendo o conforto como característica padrão. "Nossos carros continuarão tendo comportamento suave. Conforto a bordo é 100% parte do nosso DNA", afirmou.