Observar o máximo possível o que acontece ao seu redor é um dos principais fatores de segurança para os motoristas. Por conta disso, os carros devem ser projetados para proporcionar ao motorista tanto a visibilidade frontal quanto a lateral e traseira – sendo as duas últimas auxiliadas pelos retrovisores, itens essenciais e obrigatórios em veículos vendidos no Brasil.
Veja o ranking dos carros campeões em visibilidade avaliados pelo CESVI
Com foco na escolha dos veículos mais seguros dentro deste critério, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) criou o Índice de Visibilidade, que analisa a visão lateral, traseira, dianteira e dá uma nota entre 0 a 5 estrelas para os veículos com menor área de pontos cegos. Quanto maior a nota, melhor a visibilidade. Para elaborar o índice, os veículos são posicionados em uma área demarcada no chão, onde são posicionados objetos-padrão para cada tipo de área. As medições das áreas frontais são realizadas com um obstáculo de aproximadamente 110 centímetros de altura, que simula postes e tem altura aproximada de uma motocicleta. Já para a análise da visibilidade traseira do veículo, é utilizado um obstáculo de 60 centímetros de altura – correspondente à altura dos ombros de uma criança de 3 anos.
Veja o ranking dos carros campeões em visibilidade avaliados pelo CESVI
Esses obstáculos são utilizados para varrer a diagonal dianteira, lateral e traseira do veículo, identificando os pontos cegos do modelo. Essas áreas são calculadas e inseridas em fórmulas matemáticas para compor o índice. Quanto maior a área na qual é possível visualizar todos os obstáculos, melhor é a classificação do veículo no Índice de Visibilidade do CESVI.
Veja o ranking dos carros campeões em visibilidade avaliados pelo CESVI
Confira abaixo os veículos mais bem avaliados pelo CESVI BRASIL: Audi S7 Quattro - 5 Land Rover Range Rover - 5 Citroën C4 Lounge - 4,5 Jaguar XK R-S - 4,5 Volkswagen Golf 4,5 Audi A3 - 4 Citroën C4 Hatch - 4 Citroën C4 Picasso - 4 Ford Focus - 4 Honda Civic - 4 Honda Fit - 4 Peugeot 208 - 4 Fonte: CESVI

Galeria: Veja o ranking dos carros campeões em visibilidade avaliados pelo CESVI

Foto de: Redação
Envie seu flagra! flagra@motor1.com