PSA promete divulgar consumo real dos veículos "o mais breve possível"
Após a repercussão negativa do escândalo Dieselgate do Grupo Volkswagen, a PSA Peugeot-Citroën decidiu que vai divulgar o consumo e as emissões reais dos seus veículos "o mais breve possível". Em comunicado oficial, o grupo francês afirmou ter analisado a questão e acrescentou que nenhum de seus carros possui software manipulador, o que foi confirmado após o teste aleatório de 4.300 carros.

A PSA inventou o filtro de partículas 11 anos antes do item se tornar uma exigência legal, algo que só iria acontecer com o Euro 5 em janeiro de 2011. A preocupação com a reputação dos modelos a diesel é compreensível, considerando que no primeiro semestre de 2015 as vendas desse tipo de veículo representaram 60,3% do total do grupo na Europa e 41,9% em todo o mundo.

O atual padrão NEDC (New European Driving Cycle), em vigor desde 1992, não reflete as condições reais de condução e será mantido por exigência legal. Todavia, a marca irá adotar medidas técnicas para se adiantar ao novo padrão WLTP, mais eficaz e que deve entrar em vigor até 2017.
Após este anúncio é provável que outras marcas se interessem em divulgar o consumo em condições reais, o que na prática significa resultados mais próximos da realidade do consumidor em relação aos testes de laboratório.

Brasil
Por aqui o INMETRO concede a Etiqueta Veicular aos veículos das montadoras que participam do PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem. A classificação vai de 'A' (mais eficiente) até 'E' (menos eficiente). No caso da comparação entre combustíveis diferentes (etanol e gasolina), os valores de consumo são convertidos em joule, unidade que mede a energia produzida.
A segunda informação são os dados de consumo em quilômetros por litro, na cidade e na estrada, com diferentes combustíveis. Esses valores são obtidos a partir de medições feitas em laboratório, conforme norma NBR 7024, que determina a adoção de ciclos de condução pré-estabelecidos, entre outros critérios.
Normalmente os resultados do INMETRO são bem menos otimistas que os divulgados pelas montadoras e mais próximos aos alcançados no dia-a-dia, como comprovamos em nossas medições.



Galeria: PSA promete divulgar consumo real dos veículos "o mais breve possível"
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com