Vídeo: Ford explica como faz para camuflar seus carros de teste
Vídeo: Ford explica como faz para camuflar seus carros de teste
Esconder um novo produto ou uma mudança num carro atual é fundamental na estratégia das fabricantes de automóveis, não só para não "envelhecer" o modelo que ainda está nas lojas como também para não entregar seus planos para a concorrência.
Mas como fazer isso tendo a necessidade de testar os veículos na rua, em ambientes reais? E ainda mais agora, que qualquer pessoa portando um celular com câmera pode ser um espião em potencial? Pois a Ford resolveu mostrar um pouco da "ciência da camuflagem" dos carros de teste.
Segundo a marca, ela passou do tempo em que seus protótipos eram cobertos com vinil preto, como ainda fazem diversas montadoras. O caminho em Dearborn atualmente é usar adesivos com desenhos geométricos que escondem as linhas da carroceria por meio de ilusões ópticas, o que dificulta observar detalhes específicos.
Diferentemente do vinil preto, os adesivos são universais e podem ser aplicados em qualquer carro e sem seguir uma ordem específica. Fora isso, são mais fáceis de aplicar e mais duráveis. Por outro lado, quando o carro é todo novo, a tendência é esconder mais, usando para isso falsos painéis de carroceria que podem deixar o protótipo mais largo, alto ou disforme, para despistar mesmo.
"Quando revelamos um carro sem que tenha saído alguma foto sem camuflagem antes disso, então nós fizemos nosso trabalho", diz John LaQue, supervisor de protótipos da Ford. Veja um pouco da técnica de camuflagem no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=63qX-Wg7T7g
Galeria: Vídeo: Ford explica como faz para camuflar seus carros de teste
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
“Nissan tem 12 ou 14 meses para sobreviver”, alerta executivo
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software